A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Laboratório de águas do Saae faz controle de vegetação aquática na Barragem do Mirim

Laboratório avalia a condição dos corpos hídricos existentes
26/04/2017 11:24h


Foto: Marco Matos - DCS Saae
Laboratório de águas do Saae faz controle de vegetação aquática na Barragem do Mirim

Na última quinta-feira (20) o Laboratório de Águas do Controle de Qualidade do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), esteve na represa do rio Capivari-Mirim para fazer o controle da vegetação aquática conhecida como “Macrófitas” no espelho-d´água, de aproximadamente 1,3 milhão de metros quadrados, formado pela construção da barragem. O intuito da ação é diminuir o excesso destas plantas aquáticas, através do controle manual (manejo com auxílio de gadanho e pequena embarcação).

As macrófitas aquáticas são essenciais ao perfeito equilíbrio do ambiente aquático, sustentando um elevado número de organismos, diminuindo a turbulência das águas e, consequentemente, sedimentando os materiais em suspensão, principalmente naqueles pontos onde a mata ciliar foi suprimida. São também utilizadas como substrato para a desova e refúgio de vários organismos aquáticos, como peixes e insetos. Mas o excesso pode comprometer este equilíbrio e causar morte de peixes.



LABORATÓRIO



O Laboratório de Águas do Controle de Qualidade do Saae avalia a condição dos corpos hídricos existentes (poços, nascentes, rios, córregos) e da água tratada distribuída à população de Indaiatuba, através de coletas e análises, de acordo com a legislação vigente.

  • Redator(es): Marco Matos - DCS Saae
  • Release N.º: 315

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba