Cerca de 200 crianças participaram do ‘I Festival da Família’ do Projeto Base

Evento teve objetivo de fortalecer o vínculo familiar
11/05/2017 14:20h

Foto: Giuliano Miranda RIC/PMI
Cerca de 200 crianças participaram do ‘I Festival da Família’ do Projeto Base

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Educação, Secretaria de Esportes em parceria com o Sesi e Acenbi, realizaram no sábado (6) o “I Festival da Família”, uma ação do Projeto Base. Cerca de 200 crianças participaram demonstrando para a família as habilidades de beisebol aprendidas no decorrer das aulas. Ao final, todos receberam uma medalha de participação e ainda teve sorteio de brindes para os familiares.

O Prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (PMDB) participou do evento acompanhado do vereador Massao kanesaki que é o idealizador do projeto e o diretor do Sesi, André Luis Martins da Silva. “Agradeço a participação de toda família e nossa intenção é ampliar esse esporte para demais escolas promovendo atividade diferenciada que proporcione benefícios para as crianças”, comenta Gaspar.

O ‘I Festival da Família’ teve a participação de cinco Escolas Municipais: “Emeb Padre Joaquim Aparecido Rocha”; “Emeb Profª. Maria José Ambiel Marachini”; “Emeb Profª Maria Cecília Ifanger” e “Emeb Profª Cleonice Lemos Naressi”. Também faz parte do Projeto Base o Esporte Cidadão da Secretaria de Esportes e o Sesi.

O projeto de beisebol dentro das escolas é a união entre a Acenbi (Associação Cultural Esportivo Nipo Brasileiro Indaiatuba) com a Secretaria Municipal de Educação que aplica o esporte de origem supostamente britânica, mas popularizado no Brasil pelas colônias japonesas, para cinco Escolas Municipais.

No olhar do Educador Físico tem como principal objetivo ensinar a prática do beisebol aos alunos regularmente matriculados nas escolas municipais, e implicitamente através da prática do mesmo, desenvolver as capacidades físicas como força, flexibilidade, agilidade, resistência e coordenação motora; promover o desenvolvimento humano e a melhora no desempenho escolar através de valores como: trabalho em equipe, organização, disciplina, respeito, ajuda mútua, além de buscar a melhoria das relações afetivas e sociais.

O beisebol por sua vez, além de agregar todas as características citadas traz consigo a filosofia de vida da cultura japonesa, onde os conceitos de disciplina, organização, cooperação, equipe, companheirismo, solidariedade e respeito ao próximo, formam não só o atleta, mas principalmente, o cidadão e podem auxiliar muito durante a infância, momento importante para a iniciação da formação individual e social, faixa etária que abrange a maioria dos alunos das escolas municipais de Indaiatuba.

• Redator(es): Laís Fernandes