A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Laboratório de Águas do Saae passa por auditoria da norma ISO 17025

A norma certifica a competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração
24/05/2017 14:28h


Foto: Alex Costa - Lab/Saae/ Marco Matos - DCS Saae
Laboratório de Águas do Saae passa por auditoria da norma ISO 17025

O Laboratório de Águas do Saae realizou entre os dias 15 e 17 de maio, auditoria interna para a validação do Sistema de Gestão de Qualidade da ISO 17025, norma vigente nos laboratórios do Saae, que garante a acreditação das análises realizadas. O processo foi conduzido pela Diretora de Qualidade da TZF, Tatiana Barboza, Consultoria Analítica da empresa contratada que tem como objetivo assegurar a melhoria continua dos trabalhos desenvolvidos. Essa auditoria é um requisito básico da norma.

A auditoria interna examina se estão sendo cumpridas as normas de qualidade e segurança, a eficiência operacional e aos aspectos de controle de suas metodologias, para isso uma série de documentos são criados para o atendimento da norma de qualidade utilizada (POP), para garantir que sejam realizados sempre da maneira como foram definidos, sem falhas.

O superintendente do Saae, o engenheiro Sandro Coral, esteve presente no encerramento da auditoria e recebeu o relatório final e falou da importância do trabalho, “Ter um bom método para reconhecer falhas e promover melhorias em nosso laboratório faz toda a diferença para que possamos atender a população com maior eficiência”, analisa.

Um laboratório precisa atender ao exigido pela legislação e ao mesmo tempo seguir o que determinam os padrões científicos e isso não pode ser feito de forma subjetiva, sem o devido controle. Dentre outras ações tomadas, é necessário verificar se o laboratório está de acordo com os padrões de organizações especializadas em normatização, no nosso caso, o INMETRO. O selo de acreditação emitido pelo INMETRO certifica que o laboratório executa suas atividades com precisão e seus resultados possuem alta qualidade.

IMPLANTAÇÂO DO SISTEMA DE QUALIDADE

Em maio de 2008 foi realizada a primeira auditoria externa no Laboratório de Águas do Saae - Indaiatuba, pela sra. Consuelo (auditora da REMESP e especialista em acreditação pelo INMETRO), para verificar a situação do Laboratório. A partir daí, foi solicitada a contratação de consultoria que pudesse acompanhar e desenvolver esse projeto até sua finalização.

Em 27 de Setembro de 2010 o Laboratório de Águas obteve sua acreditação pelo INMETRO: CRL 0451.

NORMA ISO/IEC 17025

São os requisitos gerais para competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração é uma norma para sistema de gestão em laboratórios. A norma é publicada internacionalmente pela International Organization of Standardization (ISO) em conjunto com a International Electrotechnical Commission (IEC).

  • Redator(es): Marco Matos - DCS Saae
  • Release N.º: 404

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba