Doação de sangue na Fiec celebra campanha “Junho Vermelho”

Campanha tem objetivo de incentivar a população a doar sangue
14/06/2017 08:30h

Foto: Juliana Wolf - Fiec
Doação de sangue na Fiec celebra campanha “Junho Vermelho”

A Prefeitura Municipal de Indaiatuba por meio da Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) realizará no sábado (24), das 9h às 12h, a campanha de doação de sangue em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia da Unicamp. O Hemocentro de Campinas lançou a campanha “Junho Vermelho” com o objetivo de incentivar a população a doar sangue, principalmente nesta época do ano, quando ocorre uma redução de doadores devido ao frio e a chuva.

Não poderá ser doador o candidato que estiver fazendo algum tipo de tratamento; usando medicamento; estiver com gripe; ter tomado a vacina contra a febre amarela ou contra a gripe comum há menos de 30 dias; não tiver parceiro (a) fixo (a); pesar menos de 50 quilos; tiver feito endoscopia há menos de um ano; tiver piercing ou tatuagem também há menos de um ano; for diabético; se tiver ingerido bebida alcoólica na noite anterior; fumar horas antes, etc.

Para ser um doador é obrigatória a apresentação de documento oficial com foto. Ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 67 anos, 11 meses e 29 dias; não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que disponibiliza uma ambulância durante todo o período de doação, seguindo assim normas da Unicamp.

Calcula-se que o sangue mais raro do mundo é o O-, que pode ser transfundido para todos os tipos sanguíneos e somente 9% da humanidade possui. Em caso de emergência esse tipo sanguíneo é o que salva.

• Redator(es): Pérola Werdesheim