Empresas podem agendar atendimento no Núcleo de Apoio ao Comércio Exterior

Objetivo é direcionar empresas com interesse em exportar ou importar
21/06/2017 09:09h

Foto: Giuliano Miranda RIC/PMI
Empresas podem agendar atendimento no Núcleo de Apoio ao Comércio Exterior

As empresas de Indaiatuba podem agendar atendimento gratuito do Núcleo de Apoio ao Comércio Exterior. O serviço é oferecido pela Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Governo. O objetivo do Núcleo é informar, orientar e encaminhar as empresas interessadas na área de comércio exterior. O agendamento deve ser feito no Departamento de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, pelo telefone (19) 3834-9360 ou pelo e-mail janaina.nogueira@indaiatuba.sp.gov.br.

Segundo o secretário de Governo, Renato Stochi, o trabalho foi retomado em fevereiro deste ano e a eficiência do trabalho do Núcleo vem sendo medida pelo retorno obtido das empresas atendidas, que tem sido bastante satisfatório. “Com o Núcleo, conseguimos esclarecer as dúvidas das empresas atendidas e solucionar todos os assuntos abordados durantes as reuniões. Esse trabalho é bem direcionado às empresas que têm o interesse de começar a exportar ou importar, sobretudo com esse apoio nesse momento de crise econômica”, argumentou.

Nos atendimentos do Núcleo são abordados assuntos como Benefícios Fiscais; Classificação de Mercadorias; Certificado de Origem; Drawback e a suspensão do mesmo; descrição da DUE e OEA; Entreposto Aduaneiro; Exportação Assemelhada; Habilitação do Siscomex e Sistema Alice Web. Além da explicação e descrição de cada item, os participantes são orientados de como colocar em prática e recebem sugestões do que fazer para a melhoria dos processos.

A exportação pode alavancar os negócios da empresa. A apresentação em feiras internacionais, por exemplo, intensifica a promoção comercial de seus produtos e também proporciona condições de negociação imediata dos produtos e serviços expostos, além da possibilidade de criar um intercâmbio comercial permanente.

Um demonstrativo da contribuição de lucratividade que as exportações e importações proporcionam às empresas e, consequentemente, ao município, é o fato de Indaiatuba ocupar a 15ª posição da balança comercial em relação as importações, e a 17ª posição com relação as exportações no Estado de São Paulo no ano passado. Segundo o secretário de Governo, essas posições são ótimas, considerando que em 2016 a cidade teve 133 empresas exportadoras e 223 empresas importadoras que fizeram negociações internacionais.

Indaiatuba exportou US$ 266.895.309,00 e importou US$ 353.444.282,00 de janeiro a maio de 2017. Comparado ao mesmo período de 2016, o município registrou um aumento de 20,17% nas exportações, e 4,54% nas importações.

Com relação às exportações, as transações comerciais realizadas pelas empresas locais foram realizadas principalmente com a Argentina e Estados Unidos. Já as importações envolveram principalmente o Japão, China e Estados Unidos.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno