Indaiatuba é a segunda cidade da RMC na pré-classificação do Município VerdeAzul

Estado publicou lista com pontuação dos 129 municípios pré-classificados
21/06/2017 15:20h

Foto: Divulgação

Indaiatuba ocupa a segunda melhor posição das cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) na pré-classificação do ranking do Programa Município VerdeAzul. No ranking do Estado, o município ficou em sétimo. Indaiatuba está entre os dez primeiros classificados em cinco das dez diretivas avaliadas pelo Programa, sendo a primeira em Gestão das Águas e segunda em Qualidade do Ar. A lista com a pontuação das 129 cidades paulistas pré-classificadas foi divulgada pelo Governo do Estado no final da semana passada.

Da RMC Campinas foi a única cidade que pontou mais que Indaiatuba. Em terceiro lugar vem Jaguariúna e na sequência, Americana, Holambra, Vinhedo, e Artur Nogueira. Os demais municípios não aparecem na lista das pré-classificadas.

Além das diretivas Gestão das Águas e Qualidade do Ar, nas quais Indaiatuba garantiu o primeiro e o segundo lugar do Estado, respectivamente, o município ficou em sétimo lugar na diretiva Uso de Solo; nono em Conselho Ambiental; décimo em Biodiversidade; 12º em Esgoto Tratado; 13º em Arborização Urbana; 24º em Município Sustentável; 30º em Estrutura e Educação Ambiental e 43º em Resíduos Sólidos. No total, 625 municípios participaram do Programa este ano, e apenas 129 permanecem nas próximas fases.

Logo que soube da pré-classificação, o prefeito Nilson Gaspar (PMDB) declarou que sua meta era colocar a cidade entre as 20 primeiras posições do ranking ambiental deste ano e que o resultado foi bastante animador. “Nosso município desenvolve muitas ações na área do meio ambiente e essa classificação é merecida. Vamos continuar trabalhando para manter e até melhorar essa posição, porque isso significa a garantia da qualidade de vida de nossa população”, reforçou.

A entrega dos certificados foi feita no dia 08 de junho, em Mogi das Cruzes, durante o 1° Encontro Estadual de Pré-Certificação do programa, na presença do secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Lançado em 2007, pelo Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul (PMVA) tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental. A participação no programa também é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos federais.

O critério de avaliação do Programa Município VerdeAzul teve algumas mudanças este ano. A classificação passou a ser feita em três etapas anuais entre todas as cidades do Estado de São Paulo, sendo a primeira no mês de junho, a segunda em setembro e a etapa final em dezembro.

Nessa primeira etapa foram eliminados os municípios que não conseguiram atingir 25 pontos. Indaiatuba obteve 61,13 pontos. As cidades que permanecem na disputa agora terão até setembro para apresentar novas documentações. Para a certificação definitiva, em dezembro, os municípios precisam somar o mínimo de 80 pontos.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno