Prefeito faz abertura de seminário “Espanha como porta de entrada para Europa”

Proposta do evento é apresentar possibilidades de negócios no exterior
22/06/2017 13:24h

Foto: Giuliano Miranda RIC/PMI
Prefeito faz abertura de seminário “Espanha como porta de entrada para Europa”

O prefeito Nilson Gaspar (PMDB) abriu na manhã desta quinta-feira (22) o seminário “Espanha como porta de entrada para Europa, Ásia e África”. O evento é promovido pela Prefeitura em parceria com a Embaixada e a Câmara de Comércio da Espanha, Icex Invest in Spain e Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo). A proposta é motivar as empresas da cidade e região a se internacionalizarem por meio do mercado espanhol.

Durante a abertura, Gaspar comentou sobre o momento econômico do País e ressaltou que é preciso aproveitar todas oportunidades para ampliar os negócios e equilibrar as contas. “Vejo o empresariado, hoje, como guerreiros lutando para manter suas empresas no patamar de desenvolvimento em um cenário econômico totalmente instável. Estamos realmente vivendo um momento de crise política e econômica muito difícil e estamos todos apreensivos para saber o que vai acontecer daqui para frente. Diante dessa instabilidade no País, é preciso buscar novas oportunidades e entrar no mercado internacional pode ser um caminho muito promissor de grandes negócios”, ressaltou.

O secretário de Governo, Renato Stochi, reforçou a oportunidade de expansão de negócios por meio da Câmara de Comércio Espanhola e também falou do serviço oferecido pela Prefeitura para as empresas que querem se internacionalizar. “Também temos aqui, na Prefeitura, uma consultoria gratuita com esse fim, por meio do Núcleo de Apoio ao Comércio Exterior, para orientar as empresas interessadas em buscar novos negócios fora do País”, avisou.

A conselheira econômica e comercial da Embaixada da Espanha em São Paulo, Ana Fornells, falou sobre a Espanha como porta de acesso à Europa para as empresas brasileiras, apresentou o ICEXInvest Spain e também os aspectos culturais e negócios na Espanha.

Na sequência, a diretora executiva da Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil, Carolina Carvalho, fez a apresentação da Câmara no Brasil.

A superintendente de Marketing & Comunicação da CesceBrasil, Luciana Brajterman, falou sobre Ferramenta de Exportação - como auxiliar na internacionalização das empresas brasileiras.

Para encerrar, o advogado Francisco Cunha Ferreira, do escritório Advocacia UriaMenendez, abordou o tema “ Investir na Espanha – Aspectos Jurídicos após a Internacionalização”.

Para a promoção dos serviços oferecidos pelo Invest Spain, o Seminário “Espanha como porta de entrada para a Europa, Ásia e África” foi organizado por todos os estados brasileiros e conta com o apoio de organismos e entidades brasileiras e espanholas como o Sebrae, Associações Comerciais, Federações de comércio e indústria, CNI, e secretarias de desenvolvimento econômico de todos os municípios brasileiros.

O Governo Espanhol e o restante das administrações públicas vêm desenvolvendo e consolidando um amplo e completo sistema de ajuda e incentivo, outorgando especial ênfase ao fomento do emprego formal, a pesquisa regional, aos investimentos regionais para os setores de Pesquisa e Desenvolvimento P&d e Inovação Tecnológica, oferecendo programas de ajudas desenvolvidos para e por toda Europa.

O evento tem patrocínio GPS Imóveis e América Net.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno