Participantes do Projeto 100% Saúde eliminam mais de 5 toneladas em dois anos

Objetivo é apresentar um estilo de vida saudável para pessoas com sobrepeso
05/07/2017 10:07h

Foto: Giuliano Miranda RIC/PMI
Participantes do Projeto 100% Saúde eliminam mais de 5 toneladas em dois anos

O Projeto 100% Saúde da Prefeitura de Indaiatuba completou dois anos de existência e para comemorar a data os participantes se encontraram no sábado (1º) no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba) para um grande evento de aniversário. Na ocasião foram apresentados os dados atuais do projeto, sendo que em dois anos foram atendidas 2.731 pessoas que eliminaram juntas 5.029.140 quilos, ou seja, mais de cinco toneladas.

O prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (PMDB), esteve presente e disse. “Quero cumprimentar toda a equipe da saúde que cuida da nossa cidade. Tenho muito orgulho desse projeto, Indaiatuba é uma cidade que avança, desenvolve e está evoluindo com respeito o seu cidadão. Poucas cidades têm o que Indaiatuba tem e isso é uma realidade. Estive em Brasília para buscar investimentos para a nossa cidade inclusive para área de saúde, aqui fazemos quase 100 mil de atendimentos por mês e vem pessoas de várias cidades para passar no atendimento do SUS de Indaiatuba e estamos trabalhando para melhorar ainda mais a nossa saúde. Só esse ano inauguramos o Posto do Campo Bonito, a Maternidade do Haoc e estamos fazendo várias reformas e iniciando a construção de outras unidades de saúde. Esse projeto começou na administração anterior e tudo o que é bom vai continuar e Indaiatuba continua avançando em passos largos e hoje estamos colhendo todos os frutos do trabalho”, salienta Gaspar.

O secretário de Saúde, Dr. Roberto Stefani ressaltou na ocasião. “É uma satisfação muito grande fazer parte desse projeto há dois anos, começamos com várias discussões e pegou exatamente o que precisávamos, a questão da prevenção e da educação. Não adianta tanta tecnologia se não fizermos a nossa parte, quero agradecer ao prefeito Gaspar que sempre se preocupou com a população, parabéns a todos vocês que participam do Projeto 100% Saúde, tudo isso é uma somatória de muito trabalho ”, disse Stefani.

Também compareceu o presidente da Câmara, Hélio Ribeiro; o chefe de Gabinete, Fábio Conte; representando o secretário de Esportes, Marquinhos, a coordenadora do Lazer da Secretaria de Esportes, Cristina Toledo; o assessor da Secretaria da Educação, Reverton de Paula; o Dr. Felipe Chain; a secretária-adjunta da Saúde, Graziela Garcia e o responsável do Projeto 100% Saúde, Ítalo Gomide Alves.

Após a apresentação dos resultados do quadrimestre o público foi agraciado com a peça teatral ‘Trajetórias’. Com estreia em novembro de 2016. A peça aborda histórias entrecortadas e entrelaçadas de um povo que se formou a partir da miscigenação de raças. Identidades construídas ao longo de trajetórias únicas por meio de lembranças, cheiros, vozes e vidas. A narrativa permeia as personas que figuram em um mesmo espaço cênico diferentes vivências. No palco 12 atores vivenciaram momentos únicos e inseriram o público em diversas realidades distintas por meio da dramaturgia, atuação, sonoplastia e iluminação.

Histórico

As atividades do Projeto 100% Saúde tiveram início no dia 1º de julho de 2015 com a proposta de orientar hábitos alimentares e estilo de vida saudável para o bem-estar físico e mental, com uma equipe multidisciplinar de médico cirurgião bariátrico, nutricionista e psicóloga. Os pacientes têm acesso por indicação de médicos, agentes comunitários de saúde, ambulatórios de especialidades, Programa de Saúde da Família (PSF) e demanda espontânea.

O grupo iniciou com 120 pessoas em encontros semanais na Câmara Municipal. A primeira turma foi um sucesso e com o tempo os resultados começaram a surgir, oferecendo mudanças permanentes na vida dos participantes.

Continuando a expansão do Projeto, esse ano foi lançado o 100% Saúde/Educação na Emeb Professora Maria Benedicta Guimarães, lá os alunos e familiares com sobrepeso recebem orientações para ter uma vida mais saudável.

Para complementar o tratamento os participantes têm acesso as aulas de hidroginástica oferecidas pela Prefeitura e praticam caminhadas em grupos e outras atividades físicas. Outra novidade deste ano, são as aulas no Cresans (Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável) que oferece o curso de culinária saudável ampliando o conhecimento gastronômico dos atendidos.

A ideia da Prefeitura de Indaiatuba é ampliar ainda mais o Projeto 100% Saúde gerando qualidade de vida e bem-estar que o cidadão merece. Atualmente os grupos se solidificaram e hoje são considerados como uma grande família que atua na preservação da vida, do meio ambiente e das relações sociais.

DADOS DO PROJETO 100% SAÚDE – 4º SEMESTRE

Campo Bonito - desde 17/01 - 274 pessoas atendidas - 335.050 kg eliminados

Câmara - desde 06/01 - 660 pessoas atendidas - 1.411,640 kg eliminados

Educação - desde 18/05 - 86 pessoas atendidas - 56.800 kg eliminados