Jurado para a seletiva do 3º Salão de Artes Visuais é divulgado

07/07/2017 15:38h

Foto: Eliandro Figueira – RIC/PMI
Jurado para a seletiva do 3º Salão de Artes Visuais é divulgado

A Secretaria de Cultura divulga a composição do júri para a seletiva do 3º Salão de Artes Visuais, que acontecerá na segunda-feira (10) e não é aberta ao público. O júri é composto por Cesar Giobbi, Martinho Caires e Iracema Salgado.

Cesar Giobbi é jornalista desde 1972. Atualmente é colunista cultural do Jornal da Gazeta, da TV Gazeta, e assina o blog que leva o seu nome. Continua colaborando, eventualmente, com revistas nacionais. Na imprensa escrita, manteve por 14 anos a coluna Persona, no Estadão. Antes disso, ficou 18 anos no Jornal da Tarde, onde foi de foca a editor, pauteiro, chefe de reportagem e repórter especial da Variedades. Trabalhou nos jornais Gazeta Mercantil, Brasil Econômico e Metro. Manteve uma coluna mensal nas revistas Transbrasil, e RG, então da Vogue. Na internet manteve por cinco anos um site de notícias com seu nome. No rádio, teve programas na Eldorado e Bandeirantes. Na TV, teve programas na TV Cultura e no Canal Rural. Participou por mais de dez anos, como cronista de cultura, no Programa Amaury Jr, em várias emissoras. Também é diretor do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), membro do conselho da Fundação Bienal de São Paulo, do Instituto de Arte Contemporânea (IAC), e das organizações sociais Poiesis e Diversa, membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte desde 1973 e diretor do Instituto Pró Queimados, desde sua fundação em 1997.

Martinho Caires é fotógrafo, fotojornalista e artista de imagens, Martinho Caires também é produtor cultural e profissional de marketing. Participou em mais de 60 exposições individuais e coletivas. Entre outros prêmios, foi contemplado em editais da Funarte, que viabilizaram a circulação de suas fotos em espaços consagrados como Galeria Funarte do Rio de Janeiro, Espaço UFF de Fotografia de Niterói e Galeria Itaú de Brasília e São Paulo. Participou, igualmente, de coletiva na Galeria Itaú de Campinas e da coletiva “Unicamp 40 Anos” no Espaço Cultural CPFL. Caires é fotógrafo e editor da Agência Social de Notícias.

Iracema Salgado é coordenadora de museus da Secretaria de Cultura de Campinas. Museóloga por formação, tem trabalhado como curadora de grandes exposições de artes visuais, em Campinas e São Paulo. Foi diretora do MAC- Museu de Arte Contemporânea de Campinas onde, durante sua gestão, aconteceu uma monumental exposição com, obras de Salvador Dali. Sempre antenada com o mundo das artes, Iracema tem participado de júris de seleção ao longo de sua carreira, sendo vista como uma grande incentivadora das artes na RMC- Região Metropolitana de Campinas e em São Paulo, capital.

3º SALÃO DE ARTES VISUAIS

O evento que integra o já tradicional festival Agosto das Artes, realizado anualmente pela Prefeitura, ocorrerá de 4 a 25 de agosto de 2017, nas dependências do Centro de Convenções Aydil Bonachella e prevê premiação dos artistas locais e da RMC (Região Metropolitana de Campinas), nas diferentes modalidades das Artes Visuais. Os participantes do salão em cada categoria concorrerão a medalhas de ouro, prata e bronze, além de premiação em dinheiro de R$ 3.000,00 para o 1º lugar, R$ 2.000,00 para o 2º lugar e R$ 1.000,00 para o 3º lugar.

• Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi