Convênio para Centro de Formação Esportiva no Velódromo foi publicado em Diário Oficial

• Publicação: 14/07/2017 16:00h
  • Redator(es): Laís Fernandes

Foto: Giuliano Miranda RIC/PMI

O convênio para o Centro de Formação Esportiva em ciclismo, pleiteado pelo prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (PMDB), foi publicado no Diário Oficial de São Paulo no sábado, dia 8 de julho garantindo a viabilidade financeira. De acordo com a publicação, o valor do Convênio é de R$ 327.970,92 destinado a formação esportiva para crianças e adolescentes de Indaiatuba na modalidade ciclismo de pista olímpica, com a finalidade de alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo, com a atuação e a orientação de profissionais de educação física. Com a implantação do Centro de Formação Esportiva, o Velódromo Municipal será utilizado em tempo integral. As segundas-feiras serão reservadas para manutenção e os finais de semana para competições e treinos. As atividades devem ser implantadas ainda neste semestre e irá beneficiar até 480 crianças e adolescentes, mais as equipes de ciclismo de Indaiatuba e região.

O Velódromo Municipal foi projetado e construído, dentro do programa Cidade Olímpica nos padrões da UCI (União Internacional de Ciclismo) e em condições de sediar eventos nacionais e internacionais. Dentro de suas instalações há capacidade para projetos de formação e aperfeiçoamento de ciclistas de pista. Sendo assim o município pleiteou a verba para executar a formação de atletas em caráter estadual, sendo que as instalações estão aptas a receber atletas de todas as regiões do Estado de São Paulo.

A formação para crianças e adolescentes será dividida em três faixas etárias com aulas duas vezes por semana, sendo: de 6 a 10 anos; 10 a 15 anos e de 15 a 20 anos, com atendimento em contra turno escolar. As atividades serão desenvolvidas em turmas de terça a sexta-feira, com treinos de uma hora de duração, em três horários no período da manhã e três horários no período da tarde. Cada turma terá a capacidade de atender 40 alunos, somando ao total 480 pessoas atendidas. Durante a semana após às 18h o Velódromo poderá atender as equipes de ciclismo de pista de Indaiatuba e região para treinamentos e aos finais de semana também ficará à disposição da Federação e Confederação Brasileira de Ciclismo para eventos oficiais.

De acordo com o Convênio o Estado de São Paulo é responsável pelas despesas com: equipe técnica; aquisição de uniformes; aquisição de material de segurança e locação de bicicletas. A contrapartida da Prefeitura de Indaiatuba é a aquisição de material de divulgação e a filiação e inscrição de atletas em provas oficiais de ciclismo.

A Secretaria de Esportes irá divulgar nas escolas de Indaiatuba todo o procedimento para futuras inscrições no Centro de Formação Esportiva. A próxima etapa para execução do projeto é formalizar o Convênio com a assinatura das partes e iniciar o processo de licitação para locação e aquisição dos equipamentos.