Inicia construção dos novos decantadores na obra de ampliação da ETE Mário Araldo Candello

Quando concluída a ampliação permitirá a ETE tratar 100% do esgoto coletado
20/07/2017 16:43h

Foto: Marco Matos - DCS Saae

Teve início a construção dos decantadores na obra de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Mario Araldo Candello, localizada no Distrito Industrial Vitória Martini, ao todo serão 3 novos previstos no projeto.

Os decantadores são usados para tratamento de efluentes industriais, sanitários e outros, ele faz o processo de separação sólido-líquido por gravidade. Ao receber o efluente, a fase sólida insolúvel é separada da fase líquida pela ação da gravidade. As estruturas internas do equipamento impedem as partículas sólidas de acompanharem o fluxo do líquido.

Continuam em andamento o trabalho de terraplenagem, que está compactando o solo que servirá de base para os novos tanques de aeração, que quando revestido com as geomembranas, que tem a função de impermeabilizar o solo.

“Essa obra colabora com a despoluição do rio Jundiaí e com a qualidade de vida da população, do município e da região, pois quando concluída irá tratar 100% do esgoto coletado, ”, comenta o superintendente engenheiro Sandro Coral.

Os prédios para os aeradores, adensadores de lodo e o tanque de contato estão em adiantado processo de construção, seguindo o cronograma

ETE MÁRIO ARALDO CANDELLO

A estação utiliza um dos mais avançados métodos de tratamento de esgoto do mundo: o biológico, pelo processo de lodos ativados por aeração prolongada com ar difuso, cuja finalidade é introduzir ar atmosférico na massa líquida. A eficiência mínima será de 95% na remoção de DBO e de 80% na remoção de nutrientes (NTK).

Hoje sua capacidade atual de tratamento é de 1000 litros por segundo, com uma carga orgânica de 200 DBO5 mg/l.. Após as obras sua vazão máxima de tratamento será ampliada para 1320

A ampliação também contempla o modelo de tratamento terciário através de desinfecção do efluente por hipoclorito de sódio e utilização de membranas ultra filtrantes no processo de produção de água de reuso. O resultado do tratamento será um produto que poderá ser utilizada por empresas que não usam água tratada em suas linhas de produção, para lavagem de ruas e rega de jardins.

• Redator(es): Marco Matos - DCS Saae