Inscrições para o 13º Prêmio Literário Acrísio de Camargo começam no dia 14

Concurso prevê premiação em dinheiro para as três modalidades
10/08/2017 14:33h

Inscrições para o 13º Prêmio Literário Acrísio de Camargo começam no dia 14

O Prêmio Literário Acrísio de Camargo foi criado pela Prefeitura Municipal e está em sua 13ª edição. O concurso tem como objetivo divulgar o nome do autor da letra do Hino de Indaiatuba e incentivar a produção literária. A Secretaria Municipal de Cultura receberá de 14 de agosto a 15 de setembro de 2017 as inscrições para o tradicional evento. Podem participar interessados de todo o território nacional, a partir de 12 anos completos (aos menores de 18 anos será exigida autorização por escrito). Cada concorrente poderá participar com um texto em quantas modalidades quiser, desde que a obra não tenha sido divulgada em lugar algum. As categorias são: Poesia (máximo de 3 páginas), Conto (máximo de 7 páginas) e Crônica (1 página).

O regulamento e a ficha de inscrição já estão disponíveis no site da Prefeitura (www.indaiatuba.sp.gov.br/cultura). Para aderir os interessados devem comparecer no Centro de Convenções Aydil Bonachella, de segunda a sexta das 8h às 17h. O participante que optar pelo envio via correio, as postagens devem ser feitas até 08 de setembro para o endereço Rua das Primaveras, 210 – Jardim Pompéia – Indaiatuba – SP – Cep: 13345-020. Conforme o regulamento, pede-se para a inscrição: ficha de inscrição devidamente preenchida; xerox R.G.; xerox CPF (do autor ou seu representante legal); Xerox do comprovante de residência com o nome do autor (para menores de idade comprovante em nome do representante legal); 4 cópias do trabalho impresso (em folha tamanho A4, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento entrelinhas mínimo de 1,5, sem nome ou pseudônimo; CD com a obra digitada em formato Word, sem nome ou pseudônimo).Os textos inscritos não serão devolvidos.

As obras serão avaliadas por uma Comissão Julgadora integrada por profissionais de literatura do Estado de São Paulo e serão atribuídos prêmios, para cada modalidade, de R$ 3.500,00 para o 1º lugar, R$ 2.500,00 para o 2º lugar e R$ 1.500,00 para o 3º lugar. Além das escolhas premiadas poderão ser indicadas outras 3 obras, de cada modalidade, como “Menções Honrosas”. A decisão será anunciada durante a programação do Festival Outubro Literário 2017, em solenidade especial. A data, horário e local da premiação serão divulgados posteriormente.

O participante deve entregar um envelope grande, onde colocará as cópias impressas do trabalho e um envelope menor identificado na parte externa apenas com o título do trabalho com a ficha de inscrição, documentos e CD. Esse procedimento é necessário para que os jurados não tenham acesso ao nome dos participantes no momento da análise e classificação dos trabalhos, garantindo total isenção. Não serão aceitos trabalhos postados no Correio após 08 de setembro ou que, mesmo postados até a data limite, não cheguem até 15 de setembro à secretaria.

Sobre Acrísio de Camargo

Nascido em 1899 em Jundiaí, Acrísio de Camargo morou em Indaiatuba, onde iniciou os estudos. Trabalhou como farmacêutico, mas foi nas artes que ganhou maior notoriedade, dedicando-se à poesia sertaneja, à pintura, folclore, teatro e radialismo. Escreveu comédias teatrais, inúmeros poemas e pintou mais de 100 quadros. O Hino de Indaiatuba, com letra de Acrísio de Camargo e melodia de Nabor Pires de Camargo, foi elaborado em 1930, a pedido do major Alfredo Camargo da Fonseca, prefeito de Indaiatuba na ocasião em que foi comemorado o 1º centenário de Elevação de Indaiatuba à Freguesia. A contribuição do poeta para o desenvolvimento cultural do município é lembrada com a realização do Concurso Literário Acrísio de Camargo, promovido anualmente pela Secretaria Municipal de Cultura, que já está em sua 12ª edição e que estimula a literatura ao destacar as melhores poesias, contos e crônicas.

Serviço

Centro de Convenções Aydil Bonachella – Rua das Primaveras, 210 – Jardim Pompeia – Indaiatuba – SP – Cep: 13345-020

• Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi