Supino PCD conquista dois ouros no Circuito Loterias Caixa

Evânio Rodrigues foi eleito o melhor paratleta da 2ª etapa do Circuito Loterias Caixa
10/08/2017 10:10h

Foto: Marco Antônio Teixeira/MPIX/CPB
Supino PCD conquista dois ouros no Circuito Loterias Caixa

A equipe de Halterofilismo Paralímpico da Secretaria Municipal de Esportes conquistou duas medalhas de ouro durante a 2ª Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa, realizado no fim de semana, no Centro Paraolímpico Brasileiro, em São Paulo. O atleta paraolímpico Evânio Rodrigues da Silva (medalha de prata nas Paraolímpiadas Rio 2016), conquistou a medalha de ouro na categoria 88kg, e estabeleceu o recorde brasileiro, após levantar 211Kg. Ele também foi eleito o melhor supino (halterofilista) da competição. Na categoria 97kg, o paratleta Reinaldo Carvalho também ganhou a medalha de ouro com a marca de 168kg.

Integrante do cronograma das Paralimpíadas desde 1964, em Tóquio, a modalidade é a única em que atletas com diferentes tipos de deficiência podem competir na mesma categoria.

O Halterofilismo ou Supino é o único esporte paralímpico onde os atletas são categorizados por peso e não por deficiência física. Em outras palavras, a modalidade coloca lado a lado paratletas com diferentes tipos de limitações motoras. Diferentemente do levantamento de peso olímpico, formado pelas provas do arranco e arremesso, o halterofilismo paralímpico é disputado em prova única, o supino reto, exercício muito comum nas academias de musculação.

Competição

O movimento se inicia quando a barra é retirada do cavalete (com ou sem ajuda) e posteriormente suportada com os braços totalmente erguidos. Feito isso, o atleta desce a barra até a altura do peito e então ele deve finalizar o movimento levando-a de volta à posição inicial. O atleta pode realizar o movimento três vezes, e o maior peso é validado.

Equipamentos

Os equipamentos usados no halterofilismo paralímpico são uma barra de aço, discos (ou anilhas) e colares (ou presilhas) para fixar os discos na barra e um banco reto. Com 2,20m de comprimento e 20kg, de peso, a barra é formatada para que as anilhas não rodem quando presas às laterais, o que diminui a vibração nas articulações dos atletas e também a instabilidade. O banco de supino tem 61cm de largura em sua parte principal e 30cm na parte que fica próxima à cabeça do atleta. A altura do banco varia entre 45 e 50 cm do solo. Os atletas são auxiliados por um anilheiro, profissional responsável por carregar a barra com o peso e garantir a segurança do competidor.

• Redator(es): Márcio Aguiar