Laboratório de Águas do Saae realiza o monitoramento nas águas da barragem

Objetivo é estabelecer uma perspectiva temporal a respeito da qualidade da água
11/08/2017 13:21h

Foto: Renata Coutinho - DCS Saae
Laboratório de Águas do Saae realiza o monitoramento nas águas da barragem

Esta semana a equipe do Laboratório de Águas do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), realizou o monitoramento limnológico nas águas do rio Capivari-Mirim, na barragem. Foram realizadas coletas em oito pontos, sendo quatro pontos internos (2 de superfície e 2 de fundo) e outros quatro distribuídos a montante e jusante da mesma. Para auxiliar nesta tarefa foi necessário o uso de pequena embarcação e equipamentos para coleta em profundidade.

A ação, de ocorrência trimestral, visa atender ao Programa de Monitoramento Limnológico e de Qualidade da Água, que faz parte do projeto de Licenciamento Ambiental da barragem, que tem por objetivo estabelecer uma perspectiva temporal, a respeito da qualidade da água, por meio da análise de todos os parâmetros da resolução 357 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), que dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências

O Laboratório de Águas do Saae encaminha o relatório final para a Cetesb (Companhia Ambiental do estado de São Paulo), com o apoio do Laboratório São Lucas, de Rio Claro.

LIMNOLOGIA

É o estudo das reações funcionais e produtividade das comunidades bióticas de lagos, rios, reservatórios e região costeira em relação aos parâmetros físicos, químicos e bióticos ambientais, é considerada uma ciência multidisciplinar por aglutinar profissionais de diversas áreas do conhecimento: engenharia, biologia, física, química, matemática, estatística, etc.

• Redator(es): Objetivo é estabelecer uma perspectiva temporal a respeito da qualidade da água