Comemorações ao Dia da Independência já iniciaram na Praça Dom Pedro II

04/09/2017 16:48h

Foto: Giuliano Miranda RIC/PMI
Comemorações ao Dia da Independência já iniciaram na Praça Dom Pedro II

A Prefeitura de Indaiatuba já começou as comemorações do Dia da Independência do Brasil. O Projeto Praça Patriota, na Praça Dom Pedro II está em andamento e de segunda-feira (4) a quarta-feira (6) o 2º Grupo de Artilharia, Companhia Leve do Exército está com uma exposição de equipamentos. Uma das ações é o resgate da memória local através de uma exposição de fotos de alguns munícipes que serviram a pátria em diversos momentos da história, bem como ações de sensibilização à preservação do meio ambiente e sustentabilidade. Alunos de Escolas Municipais também realizam visitas monitoradas ao local.

Além disso, está em exposição uma bandeira do Brasil confeccionada em garrafas PET. O material reciclável foi doado pelos funcionários públicos municipais. As ações de sustentabilidade integram o Programa Município VerdeAzul com apoio da Corpus e colocam em pauta a questão dos resíduos sólidos e a importância da reciclagem. Na quinta-feira haverá às 8h30 a abertura oficial do Desfile de 7 de setembro, na Av. Engº Fábio Roberto Barnabé próximo ao Parque da Criança. A previsão é de que o desfile se encerre entre 11h30 e 12h. A estrutura do evento ainda contará com barracas de comida e bebida organizadas pelo Funssol (Fundo Social de Solidariedade).

O objetivo dessas ações é despertar o sentimento de patriotismo e a compreensão do passado histórico, do país e da cidade. O Desfile com o tema Forças Armadas terá início com a Corporação Vila Lobos em formato de fanfarra, seguido por aproximadamente 1.000 alunos da Rede Municipal de Educação com balões biodegradáveis que terão dentro sementes de 16 espécies de árvores nativas e serão soltos ao longo do desfile.

O evento também terá a participação de grupos da Terceira Idade do Funssol; os grupos de escoteiros de Indaiatuba Indaiá 235/SP, Rosa dos Ventos e Falcão Azul; Clubes de Desbravadores e Aventureiros; alunos do Centro de Educação Pré-Militar; alunos da Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura); grupo de dança da Secretaria de Cultura; atletas da Secretaria de Esportes que participaram dos Jogos Regionais, atletas olímpicos e paralímpicos. O Exército Brasileiro irá desfilar com 40 homens e carros militares; a Guarda Civil com guardas e viaturas; a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros também participam da comemoração. O Saae; a Corpus e as empresas Agritech, John Deere e Toyota também desfilam com alguns veículos.

A Independência do Brasil também é tema abordado nas Escolas da Rede Municipal no decorrer do mês com atividades para que as crianças aprendam mais sobre a história do Brasil e sua importância. Os alunos do 4º ano participarão da visita à Praça Patriota para consolidar o conhecimento do bimestre anterior e relacionar com tema ocupação do território brasileiro que será visto neste bimestre.

• Redator(es): Exposição do Exército acontece até quarta-feira no Projeto Praça Patriota