Encerramento dos Jogos Escolares de Indaiatuba aconteceu sexta-feira no Ciaei

05/09/2017 14:52h

Foto: Giuliano Miranda RIC/PMI
Encerramento dos Jogos Escolares de Indaiatuba aconteceu sexta-feira no Ciaei

A Prefeitura de Indaiatuba realizou de julho a setembro a 5ª edição dos Jogos Escolares. A abertura aconteceu no dia 28 de julho na Emeb Maria Benedicta Guimarães e o encerramento foi na sexta-feira (1º) no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba), na ocasião esteve presente o prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (PMDB) e os alunos vencedores de cada modalidade receberam medalhas de honra ao mérito e a escola que ficou em primeiro lugar no quadro de medalhas e sagrou-se campeã foi a Emeb “Prof. Luiz Carlos Baptista de Moura”.

As competições começaram no dia 31 de julho nas dependências esportivas das Emebs participantes. Os jogos aconteceram por todo o mês de agosto e na cerimônia de encerramento que aconteceu na sexta-feira (1ª) também compareceu a secretária de Educação, Maria Eliane Faccio Valesin, o presidente da Câmara Hélio Ribeiro e o vereador Massao Kanesaki.

O prefeito de Indaiatuba salientou que a educação de Indaiatuba gera bons resultados graças ao trabalho desenvolvido ao longo dos anos. “É um prazer estar aqui com vocês e cumprimento todos os jovens e familiares presentes. Vocês são a alma da nossa cidade e fazem Indaiatuba crescer e evoluir a cada dia. A nossa educação já está boa, mas sei que pode ficar melhor ainda e vamos cuidar bem das nossas crianças para serem boas cidadãs. E todo esse sucesso não aconteceu de um dia para o outro, tudo isso é fruto de um trabalho dos últimos 20 anos e quero que Indaiatuba seja a melhor do país e por isso trabalhamos bastante, com uma equipe capacitada. Agradeço pela credibilidade e pela confiança”, destacou Gaspar.

A secretária de educação agradeceu a presença dos familiares e destacou a importância da competição no desenvolvimento social dos alunos. “Hoje estamos encerrando as competições e é um dia de alegria para os atletas que venceram e não tão feliz para aqueles que perderam, mas quando falamos de desenvolvimento é importante trabalhar também a perda. É bom ganhar a competição, pois significa que temos um bom desempenho e merecemos ser reconhecidos e para nós educadores a perda também faz parte do desenvolvimento e é bom para a criança aprender a lidar com as frustrações, pois sempre temos muitas perdas na vida e nós muitas vezes não sabemos lidar com essas perdas. Parabenizo os professores de educação física que trabalharam e participam da formação contínua dos nossos alunos”, comenta Maria Eliane.

O presidente da Câmara parabenizou os alunos participantes e destacou a importância do incentivo ao esporte na Rede Municipal. O vereador Massao Kanesaki destacou que os Jogos Escolares estão no calendário oficial do município e com isso os alunos têm a oportunidade de fazer a integração com outras escolas.

Os Jogos Escolares é uma miniolimpíada com várias modalidades esportivas. O campeonato contou com a participação de aproximadamente 900 crianças nascidas até 2006, que estudam no fundamental I das Emebs inscritas. Foi idealizado pelo professor de educação física Francisco Alexandre e é desenvolvido e organizado pelos professores de educação física da Secretaria Municipal de Educação, sob a coordenação da professora Eliane Pismel e o apoio do SESI.

Estes eventos esportivos são importantes para as crianças, pois ajudam na autoestima, estimulam a prática esportiva, reforçam o convívio social, reforçam a importância do trabalho em grupo e são um ótimo exercício de cidadania. As modalidades disputadas são: Futsal; Queimada; Atletismo; Câmbio; Basquete; Dama; Xadrez e Beisebol.

QUADRO DE MEDALHAS

CLASSIFICAÇÃO - EMEB - OURO - PRATA - BRONZE - PONTOS

1º - Luiz Carlos - 2 - 4 - 2 = 32

2º - Maria José - 3 - 2 - 2 = 29

3º - Maria Cecília - 2 - 1 - 2 = 20

4º - Elizabeth - 2 - 2 - 0 = 18

5º - Maria Benedicta - 1 - 1 - 2 = 15

5º - Laura Fahl - 1 - 1 - 2 = 15

7º - Sergio M. - 0 - 1 - 1 = 7

8º - Wladimir - 1 - 0 - 0 = 5

9º - Vicente - 0 - 0 - 1 = 3

10º - Áurea - 0 - 0 - 0 = 0

As escolas municipais envolvidas em 2017 foram:

1- EMEB “Professora Áurea Moreira da Costa com o comando da professora Célia Marachini.

2- EMEB “Professora Elizabeth de Lourdes Cardeal Sigrist”, com o comando do professor Abrahão;

3- EMEB “Professora Maria Benedicta Guimarães com o comando do Professor Francisco Alexandre;

4- EMEB “Professora Maria Cecília Ifanger”, com o comando do professor Marcos Lipphaus

5- EMEB “Professora Maria José Ambiel Marachini”, com o comando do professor Marcos Eremita;

6- O Complexo Educacional Laura Fahl Corrêa”, com o comando do professor Alexandre;

7- EMEB “Prof. Luiz Carlos Baptista de Moura” sob o comando dos professores Evans Fritsh e Solange Alves;

8- EMEB “Prof. Sérgio Mário de Almeida com o comando da professora Rita Lorizolla;

9- EMEB Vicente Bernardinete com os professores Marcelo Bueno e Maria Ângela

10- EMEB “Prof. Wladimir Olivier” com o comando do professor Fernando Veronese