Prefeitura e Observatório lançam campanha “Pare para o pedestre” na Semana do Trânsito

Campanha incentiva o motorista a respeitar a faixa de pedestre
12/09/2017 16:47h

Foto: Eliando Figueira RIC/PMI

O prefeito Nilson Gaspar (PMDB) reuniu a imprensa terça-feira (12) para divulgar a programação do município durante a Semana Nacional de Trânsito, que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro. As ações abrem a campanha “Pare para o pedestre. É seguro. É gentil. É lei.”, desenvolvida em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). O objetivo é incentivar os condutores de veículos a respeitarem o pedestre e, ao mesmo tempo, incentivar o pedestre a usar sempre a faixa para atravessar as vias. A programação será aberta dia 18, às 14h, com a palestra “Harmonia no Trânsito”, ministrada no auditório da Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura). Durante toda a semana haverá abordagens educativas à pedestres e condutores.

Gaspar ressaltou que o pedestre é o foco das ações da Semana do Trânsito e falou sobre a importância da parceria firmada como o Observatório, que possibilita o desenvolvimento de um trabalho conjunto voltado à educação no trânsito. “Essas ações visam uma mudança de cultura, uma mudança de hábito da população e sabemos que isso não é possível da noite para o dia. Nesta Semana vamos trabalhar o tema de uma forma mais abrangente para tentarmos criar o hábito dos indaiatubanos respeitarem a faixa de pedestres”, explicou.

O prefeito também reforçou que a campanha “Pare para o pedestre” deve ser contínua no município, paralela a outras campanhas desenvolvidas em parceria com o Observatório, dentro do programa Município Laço Amarelo, e também do trabalho de educação no trânsito que já é desenvolvido nas escolas da Rede Municipal.

O diretor presidente do ONSV, José Aurélio Ramalho, lembrou que Indaiatuba foi a primeira cidade a receber o selo Município Laço Amarelo e também é a primeira a lançar a campanha “Pare para o Pedestre”, que será levada a todos os municípios do país. “No Brasil, 39% das mortes no trânsito é de pedestres. Quando fazemos o motorista respeitar a faixa de pedestre, esse motorista vai andar mais cauteloso e, consequentemente, provocamos uma segurança no trânsito como um todo”, explicou.

Para o secretário de Obras e Vias Públicas, Robenilton Oliveira Lima, a ideia é aproveitar a Semana Nacional do Trânsito para trabalhar a campanha de forma mais efetiva para trazer a segurança a todos os envolvidos no trânsito. “Temos uma equipe do Departamento de Trânsito que irá para as ruas fazer esse trabalho de conscientização, tanto de condutores como de pedestres. Vamos tentar fazer com que essa mudança de comportamento seja notada em Indaiatuba o mais rápido possível”, acrescentou.

Conforme dados do Portal Iris do Observatório Nacional de Segurança Viária, as estatísticas atuais mostram que no Brasil as principais vítimas dos acidentes de carros estão em motocicletas e carros, mas o número de pedestres mortos em 2015 chegou a quase sete mil pessoas, ou seja, foram 19 pedestres mortos por dia nesse ano em todo território nacional. No Estado de São Paulo o número de mortes de pedestres envolvidos em acidentes de trânsito no mesmo ano foi de 1.590 pessoas.

A Semana

Além da palestra que o Centro de Treinamento da Honda realizará na Fiec, no dia 18, das 9h às 11h, acontecerá uma abordagem a pedestres no cruzamento da rua XV de Novembro com a rua Bernardino de Campos. A mesma abordagem será feita diariamente até o dia 25, em outros pontos da cidade de grande movimentação, como a praça Prudente de Moraes, passarela do Polo Shopping, Terminal Rodoviário, Parque Ecológico e nas principais avenidas da cidade.

O Comdefi (Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência) promoverá ações de conscientização no Shopping Jaraguá, Parque Mall e também no Centro, além de uma caminhada no Parque Ecológico no dia 23, e uma vivência como portador de deficiência na praça Prudente de Moraes, dia 27.

A AbColinas, outra parceira da Prefeitura na realização da Semana do Trânsito, estará coordenando abordagens a pedestres na passarela do Polo Shopping e na praça Dom Pedro, blitze educativas em avenidas, no início do Parque Ecológico e no Parque Temático, e também na praça do pedágio.

A Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) participará das atividades da Semana do Trânsito com o Circuito Saúde, que será realizado no Parque Temático, dia 24. Os alunos de Enfermagem farão aferição de pressão arterial e testes de diabetes na população que passar pelo local. A AbColinas também fará parte do Circuito Saúde.

A Câmara Municipal de Indaiatuba, o Centro de Treinamento da Honda, grupos de Escoteiros Indaiá e Falcão Azul, o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) e a Guarda Civil também são parceiros da Semana de Trânsito em Indaiatuba.

Durante o período, a Prefeitura e o Observatório farão a divulgação de campanhas educativas em outdoors, flyers, faixas e-mailMKT/Facebook, um totem na avenida Presidente Vargas, próximo da entrada da cidade, além de full banners nos sites da Prefeitura e do Observatório.

Programação:

18/09 (09:00 - 11:00) - Abordagem a Pedestres - R. 15 de Novembro x R. Bernardino de Campos

18/09 (14h) – Palestra “Harmonia no Trânsito”

19/09 - Campanha Condef - Parque Mall, Jaraguá e Aréa Central

19/09 (13:00 - 15:00) - Abordagem a Pedestres - Praça Prudente Moraes

20/09 (07:00 - 09:00) - Abordagem a Pedestres - Passarela (Polo Shopping)

20/09 (09:00 - 11:00) - Abordagem a Pedestres - R. 15 de Novembro x R. Padre Bento Pacheco

20/10 (14:00 - 16:00) - Abordagem a Carro e Motociclista - Av. Ário Barnabé x Av. Francisco de Paula Leite

21/09 (08:00 - 10:00) - Abordagem a Pedestres - Av. Francisco de Paula Leite (Cato)

21/09 (09:00 - 11:00) - Abordagem a Pedestres - Praça Dom Pedro

21/09 (14:00 - 16:00) - Abordagem a Pedestres - Av. Ário Barnabé x R. João Martini

22/09 (07:30 - 09:30) - Abordagem a Pedestres - Rodoviária