Superintendente do Saae acompanha desassoreamento do 1º lago do Parque das Frutas

O resíduo da obra será usado como adubo em plantios e obras de urbanismo
21/09/2017 14:52h

Foto: DCS Saae

Esta semana o superintendente do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), Sandro Coral, esteve no local da obra de desassoreamento dos lagos localizados no Parque das Frutas, formados pelo Córrego São Lourenço. O desassoreamento do primeiro lago já está completo e já se iniciou a limpeza do segundo, ao todo serão cinco. A obra está prevista para ser executada em dois meses de forma continua e sem interrupções.

Sandro Coral afirmou “O trabalho de manutenção e urbanismo, promovido pelo Saae, é muito importante para garantir a saúde dos mananciais existentes no município. Mas é essencial conscientizar a população para que não joguem lixo nas ruas e façam o armazenamento correto dos materiais de construção deixados nas calçadas, para que a chuva não leve esses resíduos aos córregos e rios”.

Os lagos formados no trecho de 1 quilometro de extensão do parque serão aprofundados em 3 metros, o resíduo tirado da obra será levado a um aterro e por ser um material rico em nutrientes será usado como adubo em plantios e obras de urbanismo do município, após passar por um processo de secagem.

ASSOREAMENTO

O assoreamento é um processo que ocorre devido as chuvas, onde o solo é lavado e os sedimentos são transportados por escoamento em direção aos rios e lagos, onde de acumulam. Muitos recursos hídricos localizados na área urbana do município, recebem através das chuvas, todo os resíduos e lixos depositados nas ruas e calçadas.

• Redator(es): Marco Matos - DCS Saae