Novo formato da Feira Literária da Educação atraiu mais a participação da família

Mais de 23 mil livros produzidos pelos próprios alunos foram expostos nas Escolas
19/10/2017 15:11h

Foto: Leonardo Cruz RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Educação, realizou a 11ª edição da Feira Literária, no primeiro sábado de outubro. Fruto do projeto ‘Ler Faz Bem’, o evento desse ano, diferente dos anos anteriores, foi realizado nas Unidades Escolares com o objetivo de expor os trabalhos realizados em sala de aula de aula. A mudança de formato deste ano foi um pedido dos gestores das escolas, para ampliar a participação dos familiares e da comunidade a qual a Unidade Escolar está inserida.

De acordo com a secretária de Educação, Maria Eliane Faccio Valesin, a participação dos pais e responsáveis na 11ª Feira Literária em 2017 foi maior que nos anos anteriores e muito positiva, pois ao realizar o evento em cada Unidade Escolar o acesso foi facilitado, proporcionando a todos a oportunidade de prestigiar o evento, acompanhando de perto e com tempo disponível, em um espaço mais acolhedor e conhecido da comunidade o livro produzido por seu filho(a), além de verificar as demais apresentações organizadas pela escola.

“O Projeto ‘Ler faz bem’ trabalha durante o ano todo o aprimoramento das linguagens oral e escrita, incentivando o gosto pela leitura. A participação das famílias no evento final do projeto, prestigiando o trabalho apresentado pelos alunos, é muito importante. Durante dez anos apresentamos a Feira Literária, as produções textuais de todos os alunos da Rede Municipal de forma centralizada e tínhamos uma grande visitação. Porém, almejando maior interação com os pais, entendemos que a realização da Feira Literária na escola possibilita maior acesso à Comunidade. E ficaram ótimas! Parabenizo todas as equipes escolares pelo excelente trabalho”, avalia a secretária da pasta. As produções são organizadas e demonstradas neste evento com mais de 23 mil livros produzidos pelos próprios alunos, sob a orientação dos professores. Os mesmos ficaram à disposição dos visitantes para conhecerem o trabalho da Rede Municipal.

A Feira Literária faz parte uma ação ainda maior que promove a qualidade do ensino da Rede Municipal, essas ações vão desde a ampliação das bibliotecas das escolas com bons livros, formação para os professores no que diz respeito ao trabalho com leitura e escrita, contações de histórias que acontecem ao longo de todo o ano, além dos livros artesanais construídos pelos alunos. O objetivo da Rede Municipal de Ensino é criar nas escolas grandes comunidades leitoras.

• Redator(es): Laís Fernandes