Secretaria de Educação traz para o Museu da Água Unidade Móvel Educativa da CPFL

O Programa desenvolve atividades educativas dentro de uma carreta
29/11/2017 16:41h

Foto: Marco Matos - DCS Saae

A carreta do programa CPFL nas Escolas está em Indaiatuba. A programação teve início da terça-feira (28), no Museu da Água e prevê a visita de aproximadamente 1.200 alunos do Ensino Fundamental. A atividade é realizada em uma unidade móvel e está recebendo os alunos do 3º ao 5º ano das Escolas Municipais. A carreta ficará até o dia 30 no Museu da Água, com visitas agendadas para os alunos. Ao público em geral a visitação será nos dias 02 e 03 de dezembro no estacionamento do Parque temático na marginal direita do Parque Ecológico. O evento é promovido pela Secretaria de Educação junto com o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) e a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL).

As atividades promovidas pelo programa mostram como usar a energia elétrica de maneira inteligente, em forma de brincadeira. Dentro da Carreta, são desenvolvidas atividades educativas que possibilitam a interação, de forma prática, com os conceitos de energia elétrica e a utilização racional dos recursos, do lado de fora há um "Túnel do Conhecimento", um espaço inflável de 15 metros, que irá expor maquetes de usinas hidrelétricas, de energias renováveis, como a eólica e solar, além de experimentos sobre energia elétrica e equipamentos eficientes. Os visitantes também poderão gerar energia elétrica a partir da utilização de uma bicicleta.

O CPFL nas Escolas, aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), já passou por aproximadamente 500 escolas municipais nas cidades da área de atuação das distribuidoras CPFL Paulista e CPFL Piratininga. Em 2014, na região atendida pela CPFL Paulista, foram mais de 35 municípios contemplados, cerca de 1.500 educadores capacitados em quase 300 instituições que levaram à informação a mais de 50 mil alunos.

• Redator(es): Marco Matos - DCS Saae e Laís Fernandes