A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Funssol realiza projetos de geração de renda e atendimento a 3ª idade

Projeto Vida Feliz realiza ações voltadas para ‘melhor idade’
18/12/2017 14:38h


Foto: Giuliano Miranda RIC/PMI
Funssol realiza projetos de geração de renda e atendimento a 3ª idade

O Fundo Social de Solidariedade (Funssol) continuou com suas ações durante o ano de 2017, sempre buscando melhorar a qualidade de vida da população atendida. A manutenção das turmas dos cursos dos projetos de geração de renda como o de Padaria Artesanal, Tesoura Encantada (corte costura) e desenvolvimento de diversas atividades dentro do projeto Vida Feliz, com atendimento aos idosos, de forma significativa e eficaz.

A presidente do Funssol Enides Nogueira Lopes Cruz destacou que o ano de 2017, foi muito produtivo para o Fundo, que manteve seus projetos e buscou aprimorar as atividades relacionadas para atender cada vez mais as necessidades e problemas locais da população. “Realizamos campanhas, parcerias, eventos e outras ações, para atender a população que busca nosso auxilio. Buscamos parceiras com empresas privadas que acreditam no nosso trabalho e isso demonstra a nossa seriedade na condução das ações”.

O Funssol planeja, coordena, articula e executa projetos direcionados à 3ª idade, recebimento de doações e repasses (fraldas geriátricas, alimentos, brinquedos, ovos de chocolate, roupas, agasalhos, cobertores, produtos de limpeza e higiene pessoal e enxoval para gestantes), e de geração de renda (cursos de Padaria Artesanal, Corte e Costura e Patchwork).

O Fundo recebe os materiais, utiliza nos seus projetos quando necessário e os demais são repassados para Instituições cadastradas na Secretaria da Família e do Bem Estar Social. Também realiza a entrega mensal cestas emergenciais para pessoas em vulnerabilidade social. No caso de fraldas geriátricas, em 2017 com o aumento de 60 vagas o Projeto Beija Flor ampliou o atendimento. O Projeto realiza a distribuição para pacientes acamados cadastrados maiores de 60 anos, uma parceria com a Secretaria de Saúde.

Os cursos promovidos pelo Funssol são totalmente gratuitos, têm duração de quatro meses, visam à capacitação para o mercado de trabalho e geração de renda. Com turmas novas no primeiro e no segundo semestre. São realizados no Espaço Cidadania no Centro e na antiga Subprefeitura do Jardim Morada do Sol.

Os cursos promovidos pelo Funssol capacitam 788 pessoas por ano nos projetos: Tesoura Encantada (Costura inicial, Patchwork I, II, III e Corte e Costura I) Padaria Artesanal (Pães e Bolos e Doces e Salgados) e Bolos e Doces Confeitados, deste total 95% das vagas são preenchidas por mulheres.

Faz o repasse anual de enxovais para a Casa da Mulher Anália Franco, que atende gestantes carentes. O Enxoval é comprado pelo Funssol e Casa Anália Franco atende as gestantes que participam do curso.

No projeto Vida Feliz que realiza ações voltadas para a 3ª idade, que sempre buscam melhorar, ampliar, aperfeiçoar o atendimento aos idosos, de forma significativa e eficaz.

As ações são planejadas mediante avaliação e as atividades são voltadas para informar, proporcionar lazer e cultura. Visa sempre a melhora na qualidade de vida.

Sob seu comando são realizadas festas temáticas: almoço do dia das mães, tarde dançante, festa dos avós, miss e mister 3ª idade, gincana cultural, duas sessões de cinema gratuitos; palestras educativas, festa de encerramento, entre outros); atividades de alongamento e dançaterapia; acompanhamento mensal em todos os 16 grupos de 3ª idade do município por dois educadores físicos. Todos os meses, os idosos participam de atividades educativas diferentes, que visam trabalhar o conhecimento, coordenação motora, auto-estima e a interação entre as pessoas. Atende uma média mensal de 850 idosos, deste total 80% são mulheres e 20% são homens. No trabalho do Funssol para na 3ª idade, vale destacar que o concurso de Miss e Mister 3ª idade de Indaiatuba, que em 2018 completará 20 anos.



Os destaques do Projeto Vida Feliz 2017

A presidente Enides Nogueira Lopes Cruz agradeceu a coordenadora do projeto Vida Feliz, Maria das Graças Araujo Mássimo e sua equipe que desenvolvem o Projeto Vida Feliz do Funssol, direcionado para a 3ª idade oferece eventos coletivos e atividades individuais para os 16 grupos. Nas atividades individuais, a equipe visita mensalmente a sede dos grupos e trabalha atividades diferentes.

As ações são planejadas mediante avaliação e as atividades voltadas a informar, proporcionando lazer e cultura. Assim alcançou o objetivo final que é a melhora na qualidade de vida.

O projeto Vida Feliz promove atividades para a 3ª Idade visando o bem estar para essa faixa etária. Atualmente o projeto possui 16 grupos que atende em média 850 idosos por mês.



Atendimento Individual aos Grupos de Terceira Idade

Durante o ano, os idosos dos grupos ligados ao Fundo foram presenteados em datas importantes. Na páscoa com chocolate, dia das mães com espelho de bolsa, dia dos pais com um cortador de unhas, e no final do ano com um panetone. Foram atendidos mensalmente cerca de 850 idosos divididos em 16 grupos de terceira Idade espalhados por diferentes regiões da cidade.

Em março, reunião dos grupos e cronograma das atividades.

Em abril, o representante da Comunidade italiana, Maximiliano Paratello apresentou a Itália, sua história, suas curiosidades, regiões, comida e como aconteceu a imigração italiana para o Brasil. No final da apresentação, os professores Victor Tegério e Graziela Baz realizam uma típica dança italiana.

Em maio, o Funssol promoveu “Conhecendo a Cidade na Melhor Idade”, um passeio para todos os integrantes dos 16 grupos da 3ª idade, cerca de 750 idosos. Os integrantes dos grupos visitaram o clube de campo da ASPMI (Associação Servidores Públicos Municipais de Indaiatuba), no bairro Colinas II, e participam de atividades físicas, brincadeiras, jogos e um almoço para comemorar o mês das mães. Foi oferecido um almoço na sede social do Clube ASPMI, para comemorar o Mês das Mães, com muita música entrega de lembrancinhas e sorteios de brindes. Os passeios tiveram monitores e acompanhamento técnico.

Em junho, os participantes dos grupos conheceram a história do Folclore Brasileiro e em Julho, foi mês da música.

Em agosto, houve parceria com os alunos do curso de Farmácia da Faculdade Max Planck, que levou muita informação aos idosos dos grupos, que puderam tirar dúvidas durante medicamentos, automedicação, conservação e descarte de medicamentos vencidos.

No mês de setembro, os idosos participaram de aula de Artesanato. Todos os grupos fizeram flores com papel higiênico. A atividade visou integrar e demonstrar que todas as pessoas são capazes de aprender e não importa a idade.

Em outubro, mês das crianças, os participantes dos grupos tiveram a oportunidade de assistir e interagir com as brincadeiras do Koringa.

No mês de novembro, os idosos participantes dos grupos conheceram as Histórias de Natal pelo mundo. Conhecerão as crenças, histórias, tradições e músicas. Receberam de presente, um panetone cada.



Eventos coletivos de 2017 para a 3ª Idade

O Funssol promoveu no final de março, em parceria com Cine Topázio do Shopping Center Jaraguá, uma sessão de cinema para cerca de 350 pessoas dos grupos de 3ª Idade, ligados ao Fundo. Os participantes dos grupos assistiram ao filme romance “A Bela e a Fera”, romance da Disney, com Emma Watson, Luke Evans. Os participantes dos grupos ocuparam duas salas do cine Topázio.

Em abril, Funssol promoveu na sexta-feira, 28, no clube da Sanfli (Sociedade Amigos de Bairro da Vila Brigadeiro Faria Lima- Cecap), “A Tarde Dançante”. O evento teve a participação de 450 idosos, integrantes dos 16 grupos de 3ª idade de ligados ao Fundo. A Banda Tok Especial de Santa Barbara do Oeste/SP, oi responsável pela animação do evento. Os participantes dançaram ao som de forró, sertanejo, chorinho e terminaram ao som de Roupa Nova.

Dia 4 de Julho, o Funssol promoveu no Pavilhão da Viber, a 5ª Festa do Dia dos Avós. O evento reuniu representantes de 16 grupos da Terceira Idade atendidos pelo Fundo, e recebeu um público de 650 pessoas. A festa, contou com a parceria com a Secretaria de Segurança, com a participação de 60 Guardas Civis, que fizeram a apresentação com os cães do canil, cantaram e participaram do baile.

O grupo de dança 60 mais do Funssol, e o professor e coreógrafo Victor Tegério apresentaram a coreografia “Saudades da Minha Terra”.

O GC Norival se apresentou com seu teclado, cantou sucessos antigos e recentes, levou os participantes e Guardas Civis a dançarem com muita disposição.

No Pavilhão da Viber também havia a exposição de viaturas da Guarda Civil, Defesa Civil e a presença do cachorro Vivão do Projeto Viver.

Dia 28 de Julho, aconteceu a 4ª Tarde de Conhecimento e Cultura com palestra Auditório do Paço Municipal. O evento contou com a participação de 300 pessoas dos grupos da 3ª Idade de Indaiatuba. Os temas discutidos foram relacionados à essa faixa etária, visando garantir uma melhor qualidade de vida para a população. Além da palestra “Envelhecer com Saúde: uma proposta de vida” ministrada pela preventiva, Bióloga e Fisioterapeuta Especialista em Fisiologia do Envelhecimento e Exercício Linha de Pesquisa, Cristiane Coelho Balesteiro, o grupo do Coral Áurea Ambiel fez uma apresentação e os alunos do 4º ano do curso de Fisioterapia da Faculdade Anhanguera recepcionaram os participantes com massagens e aferindo a pressão arterial.

Dia 31 de Agosto, 4ª Gincana Cultural com o “O Mundo das Telenovelas Brasileiras” no CIAEI O evento reuniu cerca 700 pessoas, entre integrantes dos grupos de 3ª idade e convidados. Foi uma tarde marcada por muita animação e criatividade, com as apresentações de teatro, canto e dança com integrantes dos grupos da idade, que mostrou que talento não tem idade, que a cultura transforma o ser humano, que a criatividade e a motivação estão presentes em todas as etapas da vida.

Dia 29 de Setembro, a parceria Funssol e Cine Topázio aconteceu a 2ª sessão de cinema de 2017, com exibição do Filme “Divórcio” no Cine melhor Idade no Shopping Pólo.

Dia 7 de outubro, o Funssol promoveu celebração na Igreja Nossa Senhora da Candelária, a celebração em ação de graças ao Dia do Idoso, que é comemorado no dia 1º de outubro. A celebração da palavra foi realizada pelo ministro da palavra e eucaristia Renato Cosmo Lopo e teve a participação de cerca de 300 representantes dos 16 grupos da 3º idade ligados ao Funssol (Fundo Social de Solidariedade). A celebração foi aberta a todos familiares e amigos de pessoas que estão na 3ª idade.

Dia 29 de outubro, aconteceu o 19º Concurso de Miss e Mister 3ª Idade, com participação de 750 pessoas no CIAEI, tema “Retrato de Família”. O evento elegeu a Miss e Mister 3ª Idade, Angelina Thereza Pozan, 68 anos e Edson de Oliveira Serva, 60 anos, ambos representantes da Associação dos Aposentados de Indaiatuba. O evento reuniu cerca de 750 pessoas, entre autoridades, convidados e contou com a participação de 21 candidatos, seis homens e 15 mulheres que representaram os grupos de terceira idade ligados ao Funssol e comunidade.

Em Novembro, acontece a Festa de Encerramento dos Grupos de Terceira Idade “Baile do Havaí”, no Clube 9 de Julho. A Festa de encerramento promovida pelo Funssol recebe público aproximado de 900 pessoas.



Projeto Movimentando

São oferecidas aulas de Alongamento em dois pólos: no Centro Comunitário Castelo Branco e Associação 12 de Junho no Jardim Morada do Sol. São 55 alunos matriculados no Centro Comunitário Castelo Branco e 40 na Associação 12 de Junho, com aulas duas vezes por semana.

O projeto de Dançaterapia acontece somente na Associação 12 de Junho, com 20 alunos matriculados, que são atendidos duas vezes por semana.

As aulas dos projetos são ministradas pelos professores de Educação Física.



Grupo de dança 60 mais

Com o objetivo de valorizar o idoso dentro da sociedade, elevando sua auto-estima e mostrando sua capacidade. O grupo de dança 60 mais se consolidou mais uma vez durante o ano de 2017 participando de várias apresentações em diversos eventos da nossa cidade.

São 27 integrantes maiores de 60 anos e ensaiam todas as sextas-feiras na sede do Centro Comunitário Castelo Branco.



Projeto Aqua Vitae

O projeto é realizado no CET (Centro Esportivo do Trabalhador). Durante o primeiro semestre de 2017, foi administrado pelo Fundo atendeu dentro da capacidade máxima de 340 alunos mensais nas turmas de 3ª idade e 54 pessoas nas turmas de funcionários públicos. Em setembro, o projeto foi transferido para a Secretaria de Esportes



Projetos de Geração de Renda

Outro destaque de 2017, citado pela presidente Enides Nogueira Lopes Cruz foram os cursos de geração de renda, que mais um ano teve participação recorde de alunos nos dois semestres e uma grande lista de espera de interessados em participar dos cursos de Patchwork, Bolos e Doces Confeitados, Padaria Artesanal e Corte Costura. Os projetos Tesoura Encantada (Costura inicial, Patchwork I, II, III e Corte e Costura I), Padaria Artesanal (Pães e Bolos e Doces e Salgados), e que atendem 788 pessoas por ano. “Nosso objetivo é capacitar as pessoas, para que elas possam se preparar para gerar renda uma renda complementar. Muitos de nossos ex alunos conseguiram mudança de vida”.

A presidente ressaltou que os cursos são gratuitos e com professoras competentes, que sabem a passar o conhecimento para seus alunos. Agradeceu a coordenadora Ana Beatriz Viegas de Lara Campos e sua equipe, também as professoras Cássia Duque dos cursos de Padaria Artesanal, Sônia Satiko Taba de Bolos Confeitados, Edileny Gomes de França de Patchwork e Sonia Ritter de Corte Costura.

Enides Nogueira explicou que em 2017, foram criadas duas novas turmas do curso de Corte Costura, no período diurno e noturno, isso ocorreu devido à reforma e adequação do Espaço Cidadania, também aquisição de seis novas máquinas feitas em 2016.

Todos alunos dos cursos de Padaria Artesanal participaram do curso de Vigilância Sanitária de uma aula inaugural e curso de Manipulação de Alimentos. Todos 150 alunos do primeiro semestre do Projeto Padaria Artesanal visitaram a Fipan, principal feira de panificação, confeitaria e estabelecimentos na área da alimentação.



Projeto Beija Flor

O Funssol é responsável pela captação de Fraldas Geriátricas, que repassa para a Secretaria de Saúde que é responsável pela distribuição. Em 2017 o Projeto aumentou 60 vagas, ampliando o atendimento. A Secretaria de Saúde atendeu 259 (mês) usuários que recebem 40 fraldas mensais. Também foram distribuídos de forma emergencial 240 pacotes.



Projeto de Mãos Dadas

Trabalha com recebimento e repasse de doações, os dados são até outubro de 2017. As doações chegam por meio de empresas de eventos, instituições de ensino, secretarias municipais, entre outros.

As fraldas recebidas em troca de uso de solo público (Pavilhão da Viber e Ciaei) foram 33.400 unidades e 51.212 unidades de doação de campanhas realizadas por empresas de eventos, instituições de ensino, secretaria municipais, entre outros. As doações recebidas de leite líquido foram 5.028 litros de leite líquido e repassados litros repassados para Instituições da Assistência Social e Secretaria de Saúde.

Foram recebidos 2.284 pacotes de leite em pó e doados 2.017 unidades para Instituições da Assistência Social e Secretaria de Saúde. O Funssol recebeu 4.591 quilos de alimentos e encaminhados para o Cresans e doados para 16 entidades. Foram recebidos 316 produtos de limpeza, 210 latas de leite condensado, 200 de creme de leite e utilizados nos projetos de Geração de Renda do Funssol e 30 caixas grandes para a realização da campanha do agasalho 2017. Foram recebidos 223 itens de higiene pessoal, 27 cestas básicas, 260 brinquedos, 50 agasalhos e 30 cobertores novos e usados, fora do período da campanha do agasalho, todos os produtos foram encaminhados para instituições.

A campanha do agasalho de 2017 recebeu 8 mil peças, foram e atendidas 128 famílias que receberam 4.485 peças. E foram repassadas para instituições 2.800 peças de roupas agasalhos para quatro entidades. O Funssol entregou 1.500 ovos de chocolate para crianças, jovens e idosos atendidos por 12 instituições, ONGs e projetos municipais.



Projeto Gestante

Aquisição e repasse de Kit de Enxoval de Bebê para Instituição da Assistência Social que desenvolve trabalho com mulheres adultas e adolescentes da comunidade. O Funssol realiza a compra de matérias com recursos próprios, sempre após a solicitação da entidade. Foram doados 40 enxovais, com os seguintes itens: uma banheira, um edredom, uma toalha de banho, um travesseiro, um jogo de lençol de berço, um kit com três bodies (manga curta), um kit com três bodies (manga comprida), três macacões tamanhos P, M e G, um jogo de calça (mijão) com três unidades e um pacote de meias com oito unidades.



O Projeto Alavanca

Em parceria com a Semfabes/Cresans é realizada a aquisição, triagem e distribuição de cestas básicas para a população em vulnerabilidade social. Foram repassadas 3.800 cestas básicas.

  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini
  • Release N.º: 1133

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba