Administração Municipal cumpre compromissos e ultrapassa meta de economia em contratos

Prefeitura reajustou o salário dos servidores públicos e o cartão alimentação
19/12/2017 09:15h

Foto: Arquivo RIC/PMI

No decorrer deste ano o Prefeito Nilson Gaspar (PMDB) buscou fazer uma administração pública austera, equilibrada e que desse continuidade aos projetos para o progresso da cidade nos diversos segmentos. Mesmo em meio à crise econômica enfrentada pelo país e com queda na arrecadação, foi possível cumprir todos os compromissos assumidos, manter o pagamento dos funcionários em dia e até mesmo adiantá-lo em alguns meses, oferecer reajustes nos salários dos servidores públicos municipais e no cartão alimentação e ainda reduzir custos.

Por meio de medidas simples, a administração municipal conseguiu obter redução nos gastos com pedágios, contratos de locação de imóveis, custos com energia elétrica e contratos com fornecedores. A economia obtida em grande parte dos contratos firmados em anos anteriores chegou R$ 4 milhões, mais que o dobro do estimado pela Secretaria Municipal de Administração, que era de R$ 1,5 milhão.

A redução nos valores dos contratos com fornecedores e com os 23 imóveis locados pela administração municipal foi obtida após renegociação e revisão dos custos. Uma campanha de conscientização permitiu a redução nos custos com energia elétrica. Todos os 517 veículos oficiais da Prefeitura foram isentados das tarifas de pedágio na grande maioria das rodovias do Estado de São Paulo, ação pleiteada pelo Prefeito Nilson Gaspar (PMDB) com o intermédio do Deputado Estadual Rogério Nogueira (DEM) junto à ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).

“Assumimos um compromisso com a população de Indaiatuba e estamos trabalhando arduamente para honrá-lo com integridade e respeito pelo cidadão e pela nossa cidade. Coloquei como meta à Secretaria da Administração a redução de custos, aproveitando o momento de revisão de contratos e início de novas concorrências públicas. Estimávamos uma economia de R$1,5 milhão e conseguimos chegar a R$ 4 milhões, o que é muito bom, mostra que estamos no caminho certo”, afirmou o gestor municipal.

Com planejamento e gestão eficiente, a Prefeitura ainda conseguiu oferecer reajuste de 5,35% no salário dos servidores públicos municipais e 12% no cartão alimentação. O índice foi baseado na inflação do período. Indaiatuba é uma das poucas cidades da região que mantém o pagamento dos servidores em dia e que se manteve estruturada para reajustar os salários sem comprometer o bom andamento da administração da cidade.

A Prefeitura de Indaiatuba realizou em dezembro o concurso de promoção interna destinado ao preenchimento de vagas abertas nas respectivas carreiras do serviço público e ascensão à classes superiores. O concurso foi realizado para todos os âmbitos da administração municipal, incluindo também o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e a Fundação Pró-Memória. Ao todo serão preenchidas 191 vagas entre as classes B e C da administração municipal; 43 para os servidores do Saae e 11 para a Fundação Pró-Memória.

A Secretaria de Administração, por meio do Departamento de Recursos Humanos, promoveu ainda no decorrer deste ano 43 cursos de excelência no atendimento e motivação, dos quais participaram cerca de 1.400 servidores municipais. O objetivo é promover a qualificação dos profissionais para que ofereçam um melhor atendimento à população.

IMPRENSA OFICIAL ELETRÔNICA

Em abril foi instituída a Imprensa Oficial Eletrônica do Município de Indaiatuba, por meio da Lei nº 6.683. A publicação eletrônica substituiu integralmente a versão impressa da Imprensa Oficial, que é utilizada para publicação e divulgação dos atos oficiais e matérias correlatas de interesse público dos Poderes Executivo, Legislativo, das autarquias e fundações municipais. Além de ser mais abrangente, a publicação eletrônica, que pode ser acessada na Página da Prefeitura na internet (www.indaiatuba.sp.gov.br), representou economia aos cofres públicos municipais.

• Redator(es): Darlene Ribeiro