ETE Mário Araldo Candello contará com sistema de backup de energia

Estação utiliza um dos mais avançados métodos de tratamento
24/01/2018 14:44h

Foto: Marco Matos - DCS Saae
ETE Mário Araldo Candello contará com sistema de backup de energia

Na quinta-feira, 18, chegaram dois dos cinco novos geradores previstos no projeto de adequação e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Mário Araldo Candello, localizada no Distrito Industrial Vitória Martini, que está tendo sua capacidade de tratamento ampliada. São dois geradores movidos a diesel da marca Cummins de 750 kvas, que serão responsáveis por eletrificar a parte superior da obra, próxima ao atual laboratório. Aeradores, sistema de gradeamento, postes de energia e outros terão seu funcionamento garantido em caso de queda de energia. Mais três geradores chegarão em breve e serão utilizados para o mesmo fim em outras partes da estação, mais um de 750 kvas e outros dois de 2.000 kvas.

“Esta obra quando finalizada tornará ainda mais eficiente nosso sistema de tratamento de efluentes, tornando ainda menor o impacto que o crescimento da cidade tem no meio ambiente de nossa região”, comenta o superintendente do Saae, engº Sandro Coral.

A ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Mário Araldo Candello utiliza um dos mais avançados métodos de tratamento de esgoto do mundo o biológico, tem a capacidade de tratamento de 1000 litros por segundo, com uma carga orgânica de 200 DBO5 mg/l.. Após as obras sua vazão máxima de tratamento será ampliada para 1320 L/s e uma carga orgânica diária estimada em 458 DBO5 mg/l.. Com um custo total de R$ 70 milhões, irá tratar 100% de todo o efluente coletado na área urbana de nossa cidade. Essa obra já conta com R$ 7 milhões do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e R$ 19 milhões do Programa de Despoluição de Bacias Hidrográficas (Prodes) da Agência Nacional de Águas.

• Redator(es): Marco Matos - DCS Saae