Notícias

Presidente do Inep prestigia a nova loja da Fiec no Polo Shopping Indaiatuba

  • Publicação: 30/01/2018 08:20h
  • Redator(es): Pérola Werdesheim
  • Release N.º: 68

Foto

Foto: Juliana Wolf - Fiec

A Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) recebeu na última sexta-feira (26), a visita de Maria Inês Fini, presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão do Ministério da Educação, que veio prestigiar a nova loja da Fiec no Polo Shopping; a Fieclabs, um Laboratório de Idéias, onde ocorrerá uma interação direta com a população e alunos por meio de oficinas, palestras, workshops e oferta de produtos produzidos pelos alunos da Fiec.

Segundo Maria Inês Fini, a Fiec é uma das poucas escolas técnicas do país que está executando o Médiotec na sua plenitude, ou seja, sempre com 100% das vagas, fazendo com que o jovem de 16 ou 17 anos, conte com um ensino de qualidade e, que tenha passado por um estágio remunerado nas empresas, garantindo a empregabilidade de 80% nos egressos da Fundação.

A Fiec é uma instituição voltada para a inclusão do jovem no mercado de trabalho local, o que faz com muita competência e uma excelente gestão, propiciando depois de anos de aplicação desta política em Indaiatuba esteja obtendo dados importantes em relação aos índices de menores desempregos e aos dados da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) que coloca Indaiatuba como a terceira cidade do país com menor vulnerabilidade dos jovens.

Mesmo hoje, que sou presidente do Inep, participei e acompanho o início desta política, em 2009, vi a Fiec ampliar o número de cursos técnicos, com19 opções, sendo talvez uma das únicas instituições de ensino técnico, que atenda os três eixos tecnológicos. Agora, mais um case criado pela Fiec, com a parceria do Polo Shopping, criando um laboratório colocado para a população e alunos; uma interação mostrando toda a possibilidade que uma Fundação técnica tem para interagir com a sociedade fazendo que os jovens se sintam valorizados e preocupados com seu futuro profissional e assim, contribuir para que eles não se percam no caminho das drogas e subempregos; a meu ver é o maior sucesso brasileiro de gestão pública. Portanto, parabenizo o prefeito e o superintendente da Fiec, pelo excelente trabalho que estão fazendo com o jovem, em Indaiatuba.

O superintendente agradeceu a visita e fez questão de dizer que considera Maria Inês Fini, uma das melhores educadoras do país, cujo histórico profissional atesta um trabalho relevante na área da educação do país que começou nos anos 90. “Para mim, que sou gestor público e não tenho formação na área educacional, sou engenheiro, me sinto privilegiado de poder conviver, trabalhar em conjunto e ter a confiança de uma pessoa que tem um histórico invejável de realizações na educação do país”, comentou João Neto.


Notícias relacionadas