Nova Rodoviária recebe primeira lixeira para coleta soterrada do município

Sistema oferece tecnologia a serviço do meio ambiente
20/02/2018 14:28h

Foto: Giuliano Miranda RIC/PMI
Nova Rodoviária recebe primeira lixeira para coleta soterrada do município

A nova Rodoviária de Indaiatuba vai receber a primeira lixeira para coleta soterrada do município. Serão dois pontos de coleta, sendo um para lixo orgânico e outro para recicláveis. Um dos benefícios do novo mecanismo de destinação dos resíduos é que esse sistema contribui para reduzir a emissão dos gases do efeito estufa e os danos causados por lixos espalhados nas ruas, como bueiros entupidos e proliferação de doenças.

O modelo que está em processo de instalação na Rodoviária possui um sistema de sonda que avisa quando a sua capacidade está no limite de armazenagem. Com menos viagens para coleta dos resíduos há também menos liberação de CO2, menor consumo de combustível e mais segurança aos profissionais envolvidos na operação, que não ficam em contato direto com o material descartado.

A criação de ilhas ecológicas – pares de contêineres soterrados para destinação de lixo orgânico e reciclado – também estimula os cidadãos a participarem do programa de coleta seletiva.

Conforme informações da empresa Corpus Saneamento, responsável pela coleta de lixo no município, a coleta soterrada é um conceito simples para recolher a produção de resíduos já usado em grandes cidades de forma eficiente. São caixas de até 3 mil litros enterradas, onde o lixo é depositado e fica armazenado fora do alcance de pessoas, animais e mudanças climáticas. Com elas, é possível evitar a contaminação do solo e não compromete a estética do espaço onde está instalada.

Segundo o secretário de Urbanismo e do Meio Ambiente, Leandro Dias de Souza, após a inauguração da Rodoviária o município vai acompanhar como a população vai usar esse novo sistema de coleta de lixo para estudar a viabilidade de implantação em outros pontos da cidade.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno