A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Secretaria de Cultura promove nove oficinas gratuitas

Inscrições devem ser realizadas Centro de Convenções Aydil Bonachella
02/03/2018 09:24h


Foto: Arquivo - Eliandro Figueira RIC/PMI
Secretaria de Cultura promove nove oficinas gratuitas

A Secretaria de Cultura promove nove oficinas culturais gratuitas. Os temas abordados são Foto Autoral; Foto Contemporânea; Fotodocumentário; Vídeo com Smartphones; Documentário de Arquivo; Oficina Teatro – Comédia Na Prática; Oficina de Teatro Musical; Oficina de Improvisação (Para Todos os Instrumentos) e Oficina de Literatura Escambaú. Confira abaixo as informações completas de cada oficina. Dúvidas ligar no (19) 3894 1867.



As inscrições devem ser realizadas na segunda-feira (5) para a Oficina de Teatro Musical e demais oficinas a partir do dia 12 de março, no Centro de Convenções Aydil Bonachela, das 8H às 12h e das 13h às 17h. Os documentos necessários são RG ou CNH e comprovante de endereço. Pede-se a doação de uma lata de leite em pó de 400g.



Oficinas Gratuitas



Foto Autoral

Com Ana Carolina Mora e Caio Narezzi

O que é uma foto autoral? Como entender e utilizar do conceito artístico por trás de grandes nomes da fotografia e como compor para criar fotografias autorais. Para encontrar o lado autoral é preciso ir além das técnicas, é preciso entrar em contato com os sentimentos subjetivos e tentar reproduzir, com uma imagem, toda a essência desse processo de interiorização do sujeito. Para isso é preciso explorar outras áreas artísticas e tentar sensibilizar o sujeito atrás da câmera para um olhar singular sobre determinado objeto fotográfico fugindo, às vezes, do lado comercial de uma imagem. Idade: a partir de 14 anos

Dias 2, 9 e 16 de abril

Horário: 19h30 as 21h

Local: Centro Cultural Wanderley Peres

Vagas: 20



Foto Contemporânea

Com Ana Carolina Mora e Caio Narezzi

Com a tecnologia, os dispositivos móveis e as redes sociais mudaram a fotografia e a forma de produzir conteúdo artístico relevante a partir disso. A oficina visa então discutir e ambientar a fotografia nesse aspecto, para colocar o fotógrafo dentro dessa nova posição em que Instagram, Facebook e outras redes entraram para a vida do cidadão moderno constituindo uma nova forma de fazer fotografia. Sem esquecer, claro, o papel da #Selfie dentro da fotografia contemporânea.

Idade: a partir de 16 anos

Dias 4, 11 e 18 de abril

Horário: 19h30 as 21h

Local: Centro Cultural Wanderley Peres

Vagas: 20



Fotodocumentário

Com Ana Carolina Mora e Caio Narezzi

Fotografia e documentário trabalhando juntos para documentar o real e discutir quais são os limites éticos de produzir uma foto ou filmar um documentário? Até onde se pode chegar na reprodução de uma imagem seja em movimento ou estática. Aqui a proposta é criar uma narrativa fotográfica documental.

Idade: a partir de 16 anos

Dias: 6, 13 e 20 de abril

Horário: 19h30 as 21h

Local: Centro Cultural Wanderley Peres

Vagas: 20



Vídeo com Smartphones

Com Ana Carolina Mora e Caio Narezzi

O YouTube está se tornando cada vez mais presente na vida das pessoas e muitas vezes o que se encontra por lá são vídeos simples feitos com um smartphone. Queremos discutir como criar um conteúdo relevante usando apenas um Smartphone e aparelhos simples e ainda assim ter uma presença virtual? Idade: a partir de 14 anos

Dias: 3, 10 e 17 de abril

Horário: 19h30 as 21h

Local: Centro Cultural Wanderley Peres

Vagas: 20



Documentário de Arquivo

Com Ana Carolina Mora e Caio Narezzi

O documentarista precisa, antes de qualquer coisa, se ambientar no tema pesquisado. Portanto, a oficina vai fazer uso de fotografias e vídeos antigos para criar uma narrativa documentária. A ideia é trazer imagens de arquivo de Indaiatuba em diferentes momentos para que o aluno possa conhecer o processo de pesquisa e montagem de um documentário de arquivo dos alunos.

Idade: a partir de 18 anos

Dias: 5, 12 e 19 de abril

Horário: 19h30 as 21h

Local: Centro Cultural Wanderley Peres

Vagas: 20



Oficina Teatro – Comédia Na Prática

Com Roney Facchini

A Oficina de interpretação para atores de tetro – Comédia em Pé ‐propõe um aprimoramento na arte de fazer a comédia, arte super popular no teatro brasileiro, mas que como foi constatado na última mostra de teatro do ano 2017, ainda é o segmento que mais precisa de elaboração, lapidação e conhecimento técnico para sua execução.

A Oficina se destina a atores profissionais de teatro, ou estudantes que comprovem sua escolaridade em alguma instituição de ensino de teatro credenciada, com idade mínima 18 anos. Como a oficina terá o seu trabalho focado na interpretação de personagens, ritmo da comédia e o bom jogo entre os atores, ressalvo que na apresentação final os quesitos luz, cenário e figurino (embora sejam propostos ) não serão alvo de elaboração da oficina, sendo portanto possível a apresentação desta peça ser no próprio espaço de aula das oficinas.

Ao final os alunos montarão e apresentarão no final, a peça – O Falecido – de Antonio Rocoo, o fato de montar e assistir o mesmo trabalho feito por outra turma elabora sua interpretação e aciona positivamente o senso crítico em relação ao trabalho, não será uma apresentação competitiva (sem resultado de quem for o melhor, e nem é aberta ao público)

A oficina de 38h de aula e prática comportará 12 participantes 6 homens e 6 mulheres, que se dividirão em 2 turmas.

Idade: a partir de 16 anos

Dias: de 2 a 7 e de 9 a 14 de abril (serão 12 aulas terminando com uma apresentação)

Horário: semana das 19h às 22h / sábados das 14h às 18h

Local: Novo Centro Cultural da Morada do Sol

Vagas: 12





Oficina de Teatro Musical

Com Caio Nunes, André Gabeh, Carla Martins e Alan Rezende

A oficina tem como objetivo agregar bailarinos (alunos), professores, coreógrafos e profissionais da área, para a prática de aulas de dança ,canto e interpretação, afim de dar oportunidade aos inscritos de responder à demanda do mercado de trabalho que se abre atualmente no Brasil (especialmente São Paulo e Rio de Janeiro), cada vez mais ávidos por profissionais realmente gabaritados para o universo de musicais .

Além disso, visamos desenvolver nos alunos desta oficina a cultura dos musicais.

Idade: a partir de 14 anos

Roteiro/Direção/Criação/Coreografia: Caio Nunes

Preparador Vocal/ Bases Musicais: André Gabeh

Coreógrafos assistente/ Ensaiador: Carla Martins, Alan Rezende

Dias: 23, 24 e 25 de março

Local: Centro de Convenções Aydil Bonachella

Vagas: 40



Oficina de Improvisação (Para Todos os Instrumentos)

Com Nelson Faria

Ementa: Mini curso baseado no livro “A arte da improvisação" de Nelson Faria

Conteúdo programático:

1. Improvisação por centros tonais

2. Desenvolvimento de motivos

3. Escalas simétricas

4. Aplicações da escala pentatônica

5. Superposição de arpejos

Pré requisitos:

Conhecer o básico de leitura de cifras;

Saber executar a escala maior no instrumento;

Ter pelo menos 1 ano de contato com o instrumento.

Idade: a partir de 16 anos

Dias: de 7 a 11 de Maio de 2018

Local: Centro Cultural Wanderley Peres

Carga horária: 2 horas diárias

Vagas: 30





Oficina de Literatura Escambaú

Com Guilherme Salla

Escambaú é um intercâmbio e compartilhamento experiências leitoras. Uma dinâmica que mescla o funcionamento de um clube de leitura com uma curadoria compartilhada de leitores na seleção e apresentação de obras literárias. Em três encontros às quintas-feiras os participantes terão um panorama da literatura e da poesia, dos clássicos ao contemporâneo. (20 vagas)

Programação: Encontro inaugural “Abertura do Baú” (05/04) e mais duas sessões de aproximadamente 2 horas (12/04 e 19/04), totalizando 3 encontros e 6 horas de atividade;

Público alvo: Estudantes, leitores, professores e público em geral;

Horário: das 19h30 às 21h30

Local: Biblioteca do E.E. Dom José Camargo Barros.

  • Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi
  • Release N.º: 144

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba