Comunicado – Falta de vacinas BCG e Pentavalente

06/03/2018 16:41h

Foto:
Comunicado – Falta de vacinas BCG e Pentavalente

A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, informa que não está recebendo remessas das vacinas BCG e Pentavalente e que, por esta razão, estão em falta nas unidades de saúde do município.

A Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, vinculada ao Ministério da Saúde, divulgou no final de fevereiro, uma nota comunicando que a vacina BCG já foi distribuída aos estados e que a situação está sendo regularizada, no entanto, a Secretaria Municipal de Saúde ainda não recebeu novas remessas.

Com relação à Pentavalente, a mesma nota informa que não está sendo distribuída por falta de disponibilidade em estoque e que aguarda liberação pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A vacina BCG protege contra tipos mais severos de tuberculose e deve ser aplicada, preferencialmente, no primeiro mês de vida. Já a Pentavalente oferece proteção contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite. A Secretaria de Saúde reforça que tem cobrado incisivamente a solução dessa questão, que na verdade, acomete todo o país.

• Redator(es): Darlene Ribeiro