Alunos do 2º ano da Rede Municipal participam de projeto ambiental ‘Rota dos Recicláveis’

Projeto é desenvolvido no Aterro Sanitário em parceria com a Corpus
11/04/2018 16:10h

Foto: Giuliano Miranda RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Escola Ambiental Bosque do Saber, junto com a Corpus iniciou na sexta-feira (6) o projeto ‘Rota dos Recicláveis, conhecendo o destino do lixo’ a ação é direcionada aos alunos do 2º ano da Rede Municipal e consiste na visita dos alunos ao Aterro Sanitário visando mostrar um pouco mais sobre como é feita a gestão dos resíduos na cidade. O aterro sanitário ganhou uma nova identidade visual para receber os alunos e, agora, é também um espaço voltado para a educação.

Através da visita ao Aterro Sanitário da Cidade e de atividades práticas, os alunos são estimulados a levarem esses conhecimentos à suas casas e reproduzirem um comportamento de colaboração e mudança de hábito. Partindo das explicações e vivências que experimentam durante o passeio. No processo os alunos recebem informações sobre a importância da separação do lixo e sobre a política dos cinco ‘Rs’ (repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar) a qual prioriza a redução do consumo e o reaproveitamento dos materiais. Os cinco ‘Rs' fazem parte de um processo educativo que tem por objetivo uma mudança de hábitos no cotidiano dos cidadãos, levando-os a repensar seus valores e práticas, reduzindo o consumo exagerado e evitando o desperdício, ajudando na preservação do meio ambiente.

A proposta dessa ação é dividida em oito pontos sendo: sensibilizar os alunos a respeito da situação de inúmeros trabalhadores que vivem coletando, ou mesmo sobrevivendo com o que encontram nos lixos; ser capaz de associar o crescimento urbano e econômico ao aumento do consumo e ao impacto socioambiental causado pela produção do lixo; identificar o exagero na produção de lixo doméstico e coletivo; obter informações e ser capaz de relacioná-las, utilizando-as no seu dia a dia; aprender importância da destinação correta do lixo destacando a reciclagem, a incineração (lixo hospitalar) e o aterro sanitário; promover estímulo para mudança de hábito ao ensinar a forma correta de separar o lixo que pode ser reciclado; sensibilizar para diminuição no consumo exagerado evitando desperdícios e colaborar na preservação do meio ambiente.

O Aterro Sanitário está de cara nova, ganhou estruturas mais modernas e sustentáveis, que incluem conceitos de arte-ciência. Além de ampliar os conhecimentos sobre as diversas formas de se reaproveitar os materiais recicláveis, preservando assim os recursos naturais ainda disponíveis.

As visitas dos alunos acontecerão sempre as sextas-feiras em dois turnos. Os alunos descobrem, de forma lúdica e descontraída, todo caminho do lixo como parte fundamental na manutenção de uma cidade limpa e bem conservada. O Espaço Multiuso tem capacidade para 30 pessoas e acessibilidade, a infraestrutura é feita de madeira de reflorestamento e utiliza água de reuso nos sanitários. Durante a permanência no local, os participantes podem carregar o seu celular por meio de energia solar.

No Ecoponto móvel, no sistema de coleta soterrada e no Centro de Triagem os alunos acompanham de perto como é feita a separação dos materiais recolhidos nos Ecopontos da cidade, seu armazenamento e aprendem mais sobre como esses materiais podem ganhar um novo uso.

A nova identidade visual do Aterro Sanitário foi feita pelos grafiteiros, Christian “Psedks” e Edson “Doug 13”. Os artistas são também os responsáveis pela arte impressa na pista de skate do bairro Jardim Califórnia, construída pela Prefeitura.

O espaço conta ainda com um jardim e gazebo feito com materiais recicláveis, dentre eles: telhas feitas de tubos de pastas de dente, piso de pneu, bancos de madeiras e blocos da construção civil reutilizados. E ainda possui uma parede verde, que mantém a sua temperatura mais amena e confortável.

• Redator(es): Laís Fernandes