Construção de ecoponto de inertes do Jardim João Pioli está na fase de alvenaria

Funcionário vai controlar o tipo de material depositado no local
24/04/2018 16:42h

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

As obras para a construção do segundo ecoponto de inertes do município estão avançadas. O terreno localizado na avenida Artes e Ofícios, no Jardim João Pioli, já foi todo cercado por alambrado e a parte de alvenaria está bem adiantada. O espaço será destinado para receber entulhos de construções resultantes de pequenas reformas. O objetivo é inibir descartes irregulares em terrenos e áreas verdes da cidade.

O novo ecoponto será construído nos mesmos moldes do ecoponto de inertes já instalado no Jardim Morada do Sol. Além da rampa e das caçambas onde serão depositados os materiais, o novo ecoponto de inertes receberá uma guarita com banheiro. “A recepção será feita por um funcionário que controla o tipo de material descartado, que pode ser entulho, madeira e recicláveis em geral “, ressaltou o secretário de Urbanismo, Leandro Dias de Souza.

No ano passado o prefeito Nilson Gaspar (MDB) anunciou a construção de quatro novos ecopontos de inertes que serão instalados em pontos estratégicos da cidade. Além do João Pioli, novos pontos de coleta seletiva também serão instalados no Jardim Paulista, Jardim Pompéia e Jardim Califórnia.

Os endereços para a instalação de ecopontos de inertes foram escolhidos com base nos locais já utilizados por populares para descarte irregular de entulhos. “Nosso objetivo é acabar com esses pontos de descarte de lixo porque isso não prejudica apenas a limpeza da cidade e o meio ambiente, mas também é uma questão de saúde pública”, justificou o prefeito.

Hoje, Indaiatuba conta com apenas um ecoponto de inertes que está localizado no Jardim Morada do Sol, ao lado do calçadão. Diariamente são recolhidos, em média, 10m³ de entulhos. O espaço também recebe os materiais recicláveis comuns para a coleta seletiva. O funcionamento é das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, e das 7h às 12h aos sábados.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno