Projeto de Nutrição Alimentar é desenvolvido com alunos do Esporte Cidadão

Avaliação nutricional visa aliar cuidados com a saúde às práticas esportivas
25/04/2018 17:40h

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI
Projeto de Nutrição Alimentar é desenvolvido com alunos do Esporte Cidadão

A Prefeitura de Indaiatuba através da Secretaria Municipal de Esportes, tem desenvolvido ações com orientações nutricionais junto aos alunos do projeto Esporte Cidadão, que atende crianças de 6 a 15 anos. A ideia é prestar um serviço de orientação aos alunos e pais, desenvolvendo hábitos alimentares saudáveis. “Nós realizamos orientações coletivas, mas também em alguns casos especiais, realizamos atendimentos individuais”, explicou a nutricionista Edilaine Luna, responsável pelo Departamento de Nutrição.

Para o secretário de esportes, Marcos Antônio de Moraes ‘Marquinhos’, os programas desenvolvidos pela pasta têm o objetivo de proporcionar à população atividades esportivas, físicas e de lazer para todas as faixas etárias, estimulando o convívio social saudável e a inclusão social, envolvendo não somente crianças e adolescentes, mas, os atletas e, principalmente, os alunos do Departamento de Lazer. “Os benefícios trazidos através das atividades são vários, como o combate ao sedentarismo, a educação pelo esporte, prevenção, conscientização e orientação quanto ao hábito alimentar saudável”, disse Marquinhos.

Ele citou que o Departamento de Nutrição é uma das prioridades do prefeito Nilson Gaspar (MDB), que entende a necessidade de se realizar a avaliação nutricional junto às crianças e adolescentes, dando atenção aos hábitos alimentares saudáveis, tão importante, nessa faixa etária. Ainda segundo ele, existe um planejamento para que a avaliação nutricional seja estendida aos demais departamentos que oferecem atividades para a população.

Avaliação nutricional

A nutricionista explica que a avaliação nutricional tem o objetivo de contribuir e intervir de maneira adequada na manutenção ou recuperação do estado de saúde do aluno, podendo oferecer uma qualidade de vida melhor, desenvolvendo hábitos saudáveis nas crianças, por meio de ações de educação alimentar.

“Observamos que uma parcela significativa de crianças e jovens prefere consumir alimentos industrializados, sem nenhum valor nutritivo. Sendo assim, além de oferecer orientação alimentar rica em nutrientes essenciais à saúde, a equipe da nutrição realiza várias ações com o objetivo de orientar e despertar para o tema”, explicou. Entre as ações, Edilaine explica que também existe acompanhamento e planejamento alimentar juntos aos atletas em diferentes faixas etárias e modalidades.

Ela também destaca uma importante ação voltada diretamente para crianças menores do programa de base, a avaliação antropométrica, que mensura peso, estatura, verificando o Índice de Massa Corporal (IMC). “Essa fase é considerada a mais vulnerável da vida, quando o assunto é dano nutricional que afeta o desenvolvimento humano. Por isso, é essencial essa avaliação para identificarmos possível déficit e podermos intervir diretamente no problema”, completou.

A alimentação saudável também é incentivada por meio de reuniões realizadas junto aos pais. “No caso da educação infantil, percebemos a importância da participação das crianças na construção dessa consciência alimentar. E elas próprias acabam por orientar os pais, que também participam de encontros com a equipe de nutrição”, explicou.

Os encontros são direcionados aos pais das crianças e aos jovens que participam do Esporte Cidadão. Nesse caso, segundo a nutricionista, o desafio é despertar a atenção deles para romper com a ideia muito trabalhada na publicidade, quanto ao conceito de boa alimentação. “A mídia influencia ao propagar, por meio da publicidade, que os alimentos industrializados são práticos, nutritivos e saborosos, em detrimento daqueles ricos em nutrientes essenciais à saúde. Nesse caso, as reuniões ajudam a desmitificar o tema e promover práticas alimentares saudáveis”, afirmou.

• Redator(es): Márcio Aguiar