Prefeitura disponibiliza 20 pontos de vacinação no dia D da campanha contra a gripe

Intensificação da campanha será realizada no sábado, dia 12 de maio
03/05/2018 14:18h

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

No sábado, dia 12 de maio, será o Dia D da Campanha de Vacinação Contra a Gripe 2018 e a Prefeitura de Indaiatuba disponibilizará a imunização das 8h às 17h em 20 locais diferentes. São eles: os supermercados Sumerbol (Av. Presidente Kenedy), Pague Menos e Catho (Cecap), o shopping popular Ponto Azul, além de todas as UBS (Unidade Básica de Saúde) e PSF (Programa de Saúde da Família) do município.

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde está buscando facilitar o acesso, especialmente dos idosos, à imunização. Uma equipe da Vigilância Epidemiológica está indo até os polos esportivos municipais que oferecem atividades para pessoas com mais de 60 anos para fazer a vacinação no local. O público alvo da campanha participante do Projeto 100% Saúde também já teve a oportunidade de se imunizar.

A vacina é direcionada a gestantes e mães até 45 dias após o parto, crianças a partir de 6 meses a menores de 5 anos de idade, adultos com mais de 60 anos, portadores de doenças crônicas, profissionais de saúde e professores de escolas públicas e privadas. Para receber a imunização os portadores de doenças crônicas deverão apresentar carta médica contendo o CID da doença. Já os profissionais da saúde e professores deverão apresentar crachá ou algum documento que comprove o ofício.

Na primeira semana da campanha, que foi iniciada dia 23 de abril e seguirá até 01 de junho, foram imunizadas 9.996 pessoas. A Secretaria de Saúde estima que aproximadamente 50 mil pessoas sejam imunizadas no município.

A influenza (gripe) é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. A vacina recomendada pela Organização Mundial de Saúde confeccionada para todo o hemisfério sul, em 2018, oferece proteção contra os vírus influenza A/H1N1, influenza A/H2N3 e influenza B.

PREVENÇÃO AO CÂNCER BUCAL

No Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, a Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Odontologia, promoverá também a intensificação da Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal, direcionada a pessoas com mais de 60 anos e também a gestantes. No dia 12 de maio dentistas estarão em todas as UBS (Unidade Básica de Saúde) e PSF (Programa de Saúde da Família) do município fazendo avaliações e dando orientações aos participantes. A Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal está acontecendo concomitantemente à campanha contra a influenza, e seguirá até dia 01 de junho.

O diretor do Departamento de Odontologia, Custódio Tavares Dias Neto, explica que a população maior de 60 anos possui fatores de riscos que favorecem o desenvolvimento do câncer bucal. “O vício de fumar cachimbos e cigarros, o consumo de álcool, a má higiene bucal e o uso de próteses dentárias mal ajustadas são agravantes nesse caso. Também merecem uma atenção especial as pessoas que trabalham ao sol e que ficam com nariz e lábio expostos e também quando há aftas ou machucados na boca e língua há mais de 15 dias que não cicatrizam”, detalhou.

• Redator(es): Darlene Ribeiro