Bosque do Saber recebeu palestra sobre Autismo ministrada pela Família Brito

Família é conhecida pelo sucesso na evolução do filho autista Nicolas Brito
08/05/2018 16:12h

Foto: Giuliano Miranda RIC/PMI
Bosque do Saber recebeu palestra sobre Autismo ministrada pela Família Brito

A Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber recebeu no domingo (6), a palestra sobre autismo com a Família Brito, que abordou o tema "Intervenções em crises e o papel da figura paterna". A participação foi gratuita e cerca de 100 pessoas compareceram no evento. A secretária de Educação Rita de Cássia Trasferetti acompanhou a palestra e fez a abertura do evento que foi realizado pela Prefeitura com apoio do Espaço Avançar e da Associação de Pais e Mestres da Emeb Elvira Maria Maffei.

“É muito bom receber a família Brito aqui na cidade e agradeço a presença de cada pessoa que se dispôs a vir em um domingo para essa palestra. Para nós é uma alegria promover eventos como esse, que levam conhecimento e abrange toda a família dos nossos alunos”, comentou Rita.

A palestra abordou as características e estatísticas relacionadas ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e as novas pesquisas envolvidas com o tema, essa parte foi apresentada por Anita Brito que é doutoranda pela USP na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia para estudos sobre TEA. Outros tópicos abordados no evento foram: escolarização, sociabilização, superação, importância do diagnóstico precoce, tipos de intervenção.

Em outro momento Alexsander Sales, marido de Anita e pai de Nicolas, falou sobre a importância da figura paterna no desenvolvimento da criança com TEA e os importantes avanços que Nicolas passou durante sua vida, saindo de um Autismo severo para moderado. Sales é formado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduado em logística empresarial pela FGV. Desde 2012 acompanha sua família nas palestras levando seu depoimento na visão de pai.

Encerrando o momento, Nicolas Brito, ministrou sobre seu próprio desenvolvimento, levando exemplos de aprendizados escolares, abordando sobre sua trajetória de vida e histórias marcantes de seu desenvolvimento, assim como a perspectiva para o futuro. Nicolas é nascido em 26/02/1999, na cidade de São Paulo. No final de 2016, formou-se no Ensino Médio, tendo sido o orador da turma e foi aplaudido de pé. Desde 2011, juntamente com seus pais, percorre vários lugares do Brasil para dar palestras sobre como é ter autismo e estar inserido na sociedade.

• Redator(es): Laís Fernandes