Prefeitura e Observatório promovem caminhada do Movimento Maio Amarelo no dia 27

Concentração será em frente à Prefeitura, às 9h
15/05/2018 17:00h

Foto: Eliando Figueira RIC/PMI

A quinta edição da Caminhada “Atenção Pela Vida”, que é uma das ações do Movimento Maio Amarelo no município, acontece na manhã do dia 27 de maio. A concentração será em frente à Prefeitura, às 9h. O anúncio foi feito terça-feira (15) pelo prefeito Nilson Gaspar (MDB) e pela direção do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), durante coletiva à imprensa realizada no Gabinete do Prefeito. Serão distribuídas 500 camisetas aos participantes da caminhada, que é promovida pelo Observatório em parceria com a Prefeitura.

Como já aconteceu no ano passado, o itinerário da caminhada será feito no sentido da rotatória do Colégio Objetivo, de onde os participantes retornarão para a Prefeitura.

Durante a coletiva o prefeito falou da importância da parceria com o Observatório e do esforço que o município vem realizando para conscientizar as pessoas sobre o papel de cada cidadão na construção de um trânsito melhor. “Recentemente também fizemos uma parceria com a Honda para a realização de atividades em prol de um trânsito mais seguro, que inclui cursos de pilotagem segura para policiais da Guarda Civil, agentes de trânsito e colaboradores da Prefeitura. Também continuamos investindo em infraestrutura viária para melhorar o trânsito de nossa cidade”, reforçou.

O diretor presidente do ONSV, José Aurélio Ramalho, completou o discurso do prefeito de que o trânsito seguro depende do comprometimento do cidadão. “A segurança no trânsito não está nas mãos do Poder Público e sim da sociedade. É preciso uma mudança de comportamento por parte das pessoas, tanto que o mote de nossa campanha deste ano é ‘Nós somos o trânsito’. Esse mote será usado durante todo ano, inclusive nas campanhas nacionais e na Semana Nacional do Trânsito”, ressaltou.

Também participaram da entrevista Marcelo Maturano, do Instituto GM, e Cesar Barros, relações institucionais da Honda, além do coordenador operacional do Departamento Municipal de Trânsito, Murilo da Silva Mello, que representou o secretário de Obras e Vias Públicas, Robenilton Oliveira Lima.

Maio Amarelo

Com o mote “Nós somos o trânsito” o Movimento Maio Amarelo chega à quinta edição e fomenta na sociedade discussões e atitudes voltadas à necessidade urgente da redução do número de mortes e feridos graves no trânsito. O tema foi discutido com a Associação Nacional de Detrans (AND) e foi apresentado em reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Assim como em 2017, o tema de 2018 propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e propõe uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

O Movimento Maio Amarelo tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária na esteira da determinação da Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU) que editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”, o Maio Amarelo é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil.

A intenção é colocar em pauta a segurança viária e mobilizar toda a sociedade para discutir o tema, estimulando o cidadão a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada um, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito. Ações são desenvolvidas em todos os estados brasileiros e em outros 26 países nos cinco continentes.

Serviço:

5ª Caminhada “Atenção Pela Vida”

Início: 9h

Local: concentração será em frente à Prefeitura (avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 2.800 – Jardim Esplanada II)

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno