Fundação Pró-Memória de Indaiatuba participa da 16ª Semana de Museus

Para comemorar a data serão oferecidas atividades gratuitas
17/05/2018 10:55h

Foto: Arquivo Giuliano Miranda - RIC/PMI
Fundação Pró-Memória de Indaiatuba participa da 16ª Semana de Museus

A Prefeitura através da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba participa da 16ª Semana de Museus, realizada durante o mês de maio. O tema deste ano é: “Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”. O superintendente da Fundação, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus, acredita que os museus devem apostar em iniciativas de via tecnológica para conectar aos seus antigos e novos públicos. “Para fazer essa conexão estamos trabalhando na digitalização e preservação do acervo arquivístico pelo Arquivo Público Municipal Nilson Cardoso de Carvalho. Utilizamos ativamente as redes sociais para divulgação de eventos, cursos e oficinas, pesquisas sobre os acervos do Museu, do Arquivo e da Biblioteca. Desta forma estamos criando a conexão entre a Fundação e seus públicos, intermediadas pelos sujeitos, pelas políticas museais e pelas tecnologias. A Fundação Pró-Memória está preparada e em sintonia com a modernização da sua instituição e com as políticas estabelecidas para o setor”, conclui Nóbrega.

Para comemorar a data, a Fundação promove diversas atividades gratuitas para a população.

• 14/05 a 18/05 - Visita mediada ao Museu Municipal Casarão Pau Preto

Não precisa de inscrição antecipada

Ações educativas com a equipe realizando a mediação da exposição “O Caminho dos Tropeiros”.

• 14/05 - Passeio da Memória

Não precisa de inscrição antecipada

Ação educativa com as escolas municipais em que serão discutidos temas sobre tecnologia, acervo e selfies nos museus.

• 16/05 e 18/05 - Oficina de Conservação e Pequenos reparos em papel

Não precisa de inscrição antecipada

Ministrante: Raquel Cristina Mariotto Gatolini Preservação, Conservação e Restauro de Documentos em papel A oficina tem a intenção de ensinar dicas simples, para a conservação de documentos em casa, como: certidões, registros, fotografias, álbuns, bem como obras em papel (quadros, capa de discos, etc.) que se deseja a conservação por longo tempo.

• 17/05 - Oficina de Fotografia

Ministrante: Vagner Luiz Vacchia

Atualmente coexistem nas sociedades modernas várias gerações. São pessoas que receberam educação, cultura, valores e objetivos de vida diferentes entre si. Esse cenário seria normal em outra época na história da humanidade, no entanto vivemos um período de transformações sociais cada vez mais rápidas e profundas. A principal máquina impulsionadora desse processo tem sido a revolução digital, que não sabemos onde vai parar. Entender as mudanças na sociedade, bem como estreitar os laços com a nova geração são grandes desafios nesse século.

Indústrias, empresas de serviços e de ensino se esforçam nessa tarefa.

Como os museus se posicionam nesse cenário? Que atividades poderão apaixonar e aproximar as novas gerações? A única certeza, por enquanto, é que não podemos parar esse processo de mudanças.

Será realizada, através da palestra no dia 17 de maio, uma reflexão e um panorama para entendermos melhor as transformações sociais das últimas décadas. As características das gerações Baby boomers, X, Y, Millennials e Alphas (que coexistem na atualidade) serão explicadas como auxílio na busca de novas abordagens.

• Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi