Indaiatuba sedia primeira reunião da Rede Paulistana de Controladorias

Encontro reuniu controladores gerais de doze municípios
25/05/2018 15:00h

Foto: Eliando Figueira RIC/PMI
Indaiatuba sedia primeira reunião da Rede Paulistana de Controladorias

Indaiatuba sediou quinta-feira (24) a primeira reunião após a criação da Repac (Rede Paulistana de Controladorias). O prefeito Nilson Gaspar (MDB) abriu o encontro que foi realizado no auditório da Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber. Outras onze cidades foram representadas no evento: São Paulo, Santos, Campinas, Mogi das Cruzes, Porto Ferreira, Itapevi, Guarujá, Cotia, São Caetano e Osasco.

Em seu discurso o prefeito falou da importância do trabalho da Controladoria para que a Administração Municipal trabalhe com o máximo de transparência possível. “Também acho importante essa troca de informações entre as controladorias dos municípios da Rede Paulistana. Cada cidade tem uma realidade e acho muito importante essa troca de experiência entre os municípios”, declarou.

Gaspar falou aos presentes que Indaiatuba é uma cidade com as contas em dia e com dinheiro em caixa para manter mais de 25 obras em andamento. “Nossa cidade cresce de 3 a 5% ao ano, temos um setor industrial com quase mil indústrias, 12 mil comércios e com toda a infraestrutura necessária para atrair novas indústrias. Temos trabalhado muito forte nessa questão de infraestrutura urbana e mantemos investimentos constantes em saúde, educação e segurança. Nossa gestão se baseia em planejamento, por isso continuamos a crescer, mesmo em plena crise”, resumiu.

O presidente da Repac, Guilherme Rodrigues Monteiro Mendes, agradeceu toda a receptividade do município em sediar a primeira reunião da Rede. “Hoje é o começo de uma caminhada que espero ser longa”, argumentou, acrescentando que está deixando a presidência da Repac por não ocupar mais o cargo de Controlador Geral de São Paulo. Em seu lugar assume a então vice-presidente, a controladora geral do município de São Caetano do Sul, Milena Benjamin Giometti.

O controlador geral da Prefeitura de Indaiatuba e conselheiro da Rede, Antônio Jorge Trinca, falou do respaldo que recebe do prefeito para fazer o trabalho de fiscalização interna, o que garante cada vez mais a transparência da gestão municipal.

A Repac, sigla que denomina a Rede, é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, voltada ao intercâmbio de conhecimentos e experiências dos órgãos de controle interno das cidades paulistas, por meio de uma ação articulada. Um dos principais objetivos da Rede é fortalecer os sistemas de controle interno nos municípios do Estado.

As reuniões da Rede Paulistana de Controladorias serão trimestrais.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno