A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Museu Municipal Casarão Pau Preto passará por reforma preventiva

A partir das próximas semanas parte da calçada e algumas salas serão interditadas
28/05/2018 14:25h


Foto: Arquivo Giuliano Miranda - RIC/PMI
Museu Municipal Casarão Pau Preto passará por reforma preventiva

O Casarão Municipal Pau Preto passará por algumas reformas para manutenção preventiva do prédio e readequação da estrutura expositiva do Museu. A partir das próximas semanas parte da calçada e algumas salas serão interditadas. A exposição “No Caminho dos Tropeiros”, promovida pela Fundação Pró-Memória em parceria com o Museu da Cultura da PUC de São Paulo e a visitação do Museu continuam abertos para visitação. Informações: (19) 3875-8383.

A equipe de planejamento de manutenção preventiva do Casarão Pau Preto, todos os anos, a partir do seu restauro, realizado em 2014, realiza estudos para preservação de forma sustentável do Bem tomado.

De acordo com as boas práticas de preservação patrimonial foi feito um acompanhamento dos ciclos pluviométricos nos últimos quatro anos. Observou-se que a quantidade de chuva não aumentou, mas a intensidade quadruplicou. Como consequência aconteceram mais alagamentos na calçada, que no futuro, podem afetar a estrutura da Taipa. Para evitar a deterioração serão realizadas manutenção no reboco, janelas e fachada para melhorar o escoamento de água.

Aproveitando todo processo de manutenção, a Fundação irá readequar, reorganizar e modernizar a estrutura expositiva do Museu. O objetivo é aproximar a comunidade do local, desenvolvendo exposições mais interativas e interessantes para o público. Paredes móveis foram projetadas de forma que as estruturas não agridam as paredes do Bem tombado. Todas alterações foram idealizadas visando uma harmonia entre melhoria estética com a preservação arquitetônica do prédio.

Segundo o Superintendente, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus, os procedimentos para adaptar os bens históricos aos novos índices pluviométricos estão sendo realizados em todos lugares do mundo. “Em Minas Gerais, por exemplo, algumas igrejas coloniais estão adaptando calhas à arquitetura, para dar maior vasão a grande quantidade de água da chuva. O Casarão também terá que se adequar. Utilizaremos uma técnica utilizada na Europa, principalmente em Portugal, que é adaptar uma fossa seca para captar a intensidade de água na fachada. Conversei com especialistas em restauro da Unicamp, de Minas Gerais e de Portugal, e todos são unânimes em dizer que, tais intervenções, do ponto de vista da preservação do patrimônio Cultural, são cada vez mais necessárias para o bom funcionamento sustentável dos bens históricos”, conclui Nóbrega.

Serviço:



Museu Municipal Casarão Pau Preto

Rua Pedro Gonçalves, 477

Jardim Pau Preto

Indaiatuba, SP

  • Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi
  • Release N.º: 424

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba