Bosque do Saber desenvolve projeto para incentivar a alimentação saudável

Projeto Semeando trabalha a horta orgânica com alunos da Etapa II
07/06/2018 15:55h

Bosque do Saber desenvolve projeto para incentivar a alimentação saudável

A Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber trabalha com os alunos de 5 anos, que frequentam a etapa II da Educação Infantil o projeto “Semeando” que visa incentivar a experimentação de novos sabores e despertar hábitos alimentares mais saudáveis nas crianças.

O projeto é dividido em vários momentos, os quais trabalham os objetivos referentes às Orientações Curriculares da Secretaria de Educação para Etapa II, abordando em cada momento um determinado assunto, porém com foco especial na alimentação. Todo processo foi realizado pelas professoras Cecília, Marcela, Dora, Angela e pela coordenadora pedagógica Márcia.

No primeiro momento os alunos são recebidos e levados à sala Cineco, onde assistem um desenho educativo e ao mesmo tempo lúdico sobre como nascem as plantas. Dúvidas são levantadas como: das sementes, do caroço, de outra planta? Será que tudo tem semente? Será que banana tem semente? E abacaxi? A partir desses questionamentos, surgem outras questões e as professoras vão apresentando aos pequenos muitas fotos de outras frutas, legumes e vegetais e como eles nascem. Depois passam pela sementeira, onde há uma coleção de tipos variados de sementes.

Depois os alunos são levados à outra sala e participam de uma brincadeira com um painel onde devem colocar as fotos dos alimentos separando em “saudáveis” e “não saudáveis”, momento em que os professores exploram bastante o conhecimento deles sobre o assunto e aproveitam para incentivar a experimentação de alimentos colhidos na horta e pomar do Bosque do Saber. Além disso os alunos são incentivados a comerem o lanche preparado com pão integral, atum, alface, cenoura e queijo e depois uma fruta de sobremesa.

No terceiro momento, após o lanche, os alunos são levados a um passeio pela trilha do Bosque, onde o assunto sementes e plantas continua a ser explorado. “Temos uma pausa para explicar sobre o preparo da terra e como fazer a compostagem, falamos da importância de usar uma terra com adubo orgânico, sem agrotóxicos para o crescimento e desenvolvimento da planta e saúde das pessoas”, explica a coordenadora Márcia.

Seguindo pela trilha, os alunos observam várias árvores e passam pelo pomar orgânico e chegam até a horta onde recebem explicações sobre as fases de crescimento da alface e participam do processo de semeadura, observando depois os canteiros e as plantas adultas prontas para colheita. Quando as alfaces estão no ponto de colheita, as crianças ajudam a retirar do canteiro e cada uma leva um pé de alface para casa. “O projeto está tendo uma ótima aceitação e já começamos a colher os resultados. Recebemos recentemente a postagem de uma mãe de um dos alunos que passou pelo projeto aqui no Bosque do Saber e que passou a comer verduras após esse processo”, conclui Márcia.

Bosque do Saber

A Escola Ambiental Bosque do Saber trabalha atualmente com as crianças da Rede Municipal de Educação em quatro projetos: A trilha no bosque – leva as crianças do segundo ano do ensino fundamental, pela trilha para falar sobre a água. Ecoarte – oficinas com reflexão sobre o exagero do consumismo e o acúmulo de lixo para despertar a consciência ecológica. Atende alunos dos 1ºs e 2ºs anos do ensino fundamental. Caminho do lixo - de forma lúdica ensina sobre o lixo e seus destinos. Uma das tarefas é produzir papel reciclado. Mãozinhas na terra - as crianças da Educação Infantil Etapa II são estimuladas na descoberta de diferentes formas do nascimento das plantas.

O Bosque do Saber foi inaugurado em 2004 e até hoje é destaque no estudo multidisciplinar do meio ambiente. São atendidos alunos da Rede Municipal em uma área verde de 11 mil metros quadrados com viveiro de mudas, orquidário, jardim das borboletas, pomar orgânico, estufa, área de piquenique, playground, trilha pela mata nativa, um belo lago, jardim dos beija-flores e horta orgânica. O local fica aberto aos finais de semana para visitas da comunidade das 8h às 17h sem precisar de agendamento.

• Redator(es): Laís Fernandes