Prefeitura promove concurso de Talento Sertanejo Mirim com alunos da Rede Municipal

11/06/2018 15:15h

A Prefeitura de Indaiatuba está promovendo o concurso de Talento Sertanejo Mirim com alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação. O projeto da Educação em parceria dom a Secretaria de Cultura e patrocínio da Radio Jornal, visa oferecer aos alunos o incentivo para o desenvolvimento de talento em um processo de construção e habilidades bem como competências na área musical. As seletivas acontecem de 11 a 13 e 15 de junho das 19h30 às 22h no Centro Cultural do Jardim Morada do Sol, conhecido como Piano.

Os alunos puderam se inscrever em formação solo, dupla ou trio. O concurso recebeu 85 inscrições. Os cinco finalistas, disputarão o prêmio na Fenui (Festa das Nações Unidas de Indaiatuba, será um tablete para cada finalista, mais um troféu ao primeiro colocado. A Comissão Julgadora será formada por cinco profissionais ligados à área musical elencados pela Secretaria de Cultura. A Comissão Julgadora avaliará conforme os quesitos: afinação; dicção; presença e postura de palco e desempenho musical.

Contextualização

De acordo com o projeto a teoria de uma educação multicultural visa responder adequadamente à questão de síntese entre a cultura elaborada e a cultura popular, dita por Paulo Freire, levando em conta a diversidade cultural e social dos alunos.

A primeira regra dessa teoria da educação é o pluralismo e o respeito à cultura do aluno. Ela tem, portanto, como valor básico a democracia. Propõe-se instaurar a equidade e o respeito mútuo, superando preconceitos de toda espécie, fomentando a qualidade educacional e educação para todos. Equidade em educação significa igualdade de oportunidade para todos poderem desenvolver suas potencialidades. A educação multicultural pretende enfrentar o desafio de manter o equilíbrio entre a cultura local, regional, própria de um grupo social ou minoria étnica, e uma cultura universal.

A escola que se insere nessa perspectiva procura abrir os horizontes de seus alunos para compreensão de outras culturas, de outras linguagens e modos de pensar, num mundo cada vez mais próximo, procurando construir uma sociedade pluralista e interdependente.

Compreendendo a necessidade de uma educação que abranja os diferentes universos de uma cultura e os distintos discursos e sotaques musicais, presentes em cada realidade, a educação musical brasileira tem focado sua atenção sobre os diferentes universos musicais do país, buscando inter-relacionar aspectos mais abrangentes, “plurais”, do ensino da música com particularidades que configuram a identidade musical do Brasil.

Levar a música a comunidade é um dos pilares da cultura do município de Indaiatuba. Com oficinas de música clássica, coral, aulas de violão e outros instrumentos. A política cultural do município contempla diversos ritmos, dentre eles o sertanejo.

• Redator(es): Laís Fernandes