Prefeitura e Fiec fazem balanço das campanhas de doação no Dia do Doador de Sangue

Município coletou mais de 14 mil bolsas de sangue desde 2005
14/06/2018 09:19h

Foto: Divulgação/Fiec

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado nesta quinta-feira (14). Desde 2005 a Prefeitura de Indaiatuba e a Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) realizam campanhas mensais de doação de sangue em parceria com o Hemocentro (Centro de Hematologia e Hemoterapia da Unicamp). Até maio deste ano, o município já coletou mais de 14 mil bolsas de sangue e atendeu aproximadamente 18 mil candidatos a doador. Neste mês de junho, a Campanha de Doação de Sangue na Fiec está agendada para o dia 30, das 9h às 12h.

Com 13 anos de parceria, Indaiatuba é considerada pelo Hemocentro, como uma das cidades mais importantes da região, no que se refere à coleta de sangue. Além de contar com 80% de doadores assíduos, a cidade também oferece uma divulgação contínua de incentivo à doação de sangue, utilizando os sites e redes sociais da Prefeitura e Fiec para despertar o interesse da população em participar das campanhas.

O prefeito Nilson Gaspar aproveitou a data para falar da importância de doar sangue. “Quando você doa sangue, você ajuda a salvar vidas. Agora no inverno, a quantidade de doações de sangue cai bastante, por isso resolvemos aproveitar essa data para convidar mais pessoas a serem doadores. Dia 30 teremos coleta aqui na cidade. Vamos fazer nossa parte: é simples, rápido e salva vidas”, convidou.

Para ser um doador é obrigatória a apresentação de um documento oficial com foto para o cadastro e identificação do Hemocentro. O doador precisa ter entre 16 e 67 anos, 11 meses e 29 dias, sendo que os menores de idade precisam apresentar consentimento formal dos responsáveis. O candidato também não deve estar em jejum, sendo aconselhável apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

Não pode ser doador o candidato que estiver fazendo algum tipo de tratamento médico, usando medicamentos, estiver com gripe, ter tomado a vacina contra a febre amarela e gripe há menos de 30 dias, tiver feito endoscopia há menos de um ano ou for diabético. Pessoas que não tiverem parceiro ou parceira fixos, pesar menos de 50 quilos, tiver piercing ou tatuagem também há menos de um ano não podem ser doadores. O mesmo vale para quem tiver ingerido bebida alcoólica na noite anterior ou ter fumado horas antes da doação.

As campanhas de Doação de Sangue realizadas na Fiec tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que disponibiliza uma ambulância durante todo o período de doação, seguindo normas da Unicamp (Universidade de Campinas).

Dia 14 de junho

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado anualmente em 14 de junho, com o objetivo de homenagear todos os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato, que é responsável pela salvação de milhares de vida.

A data foi criada em 2014 por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), e o dia escolhido é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner (14 de junho de 1868 - 26 de junho de 1943), um imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno