Prefeito participa de reunião com diretores de Escolas Estaduais

Encontro visa unir forças junto a prevenção das drogas
16/08/2018 09:47h

Foto: Giuliano Miranda RIC/PMI
Prefeito participa de reunião com diretores de Escolas Estaduais

Na terça-feira (14), às 9h, na Sala Takashi Watanabe, no Ciaei, o prefeito Nilson Gaspar (MDB), participou do terceiro encontro realizado em conjunto com as secretarias de Segurança, Educação, Governo e Família e Bem Estar Social, com os diretores das 21 Escolas Estaduais do município.

O capitão do 47º do Batalhão Polícia Militar, Paulo Bueno Junta Junior, o delegado Danilo Amâncio Leme, do 1º Distrito Policial de Indaiatuba e a dirigente regional de ensino da Região de Capivari, Deise Regina de Godoy, participaram da reunião. O objetivo do encontro foi escutar as necessidades dos diretores para ajudar no combate às drogas e saber se as ações propostas nos encontros anteriores auxiliaram o trabalho dos educadores.

“Esta reunião é muito importante, pois a questão das drogas é um problema nacional, e só vamos conseguir minimizar unindo as forças. Temos que olhar a cidade como um todo, não como responsabilidade do município ou estado. A maior obra da minha gestão são as pessoas, por isso invisto na Educação, Cultura, Esporte e Social. Retomamos o Papo Jovem na semana passada, tenho escutado essa garotada, que tem muita proposta boa para nós. Foi no Papo Jovem que criamos o Juventude Esportiva, projeto que oferece atividades esportivas para os adolescentes de 15 a 21 anos. Antes só tinha o Esporte Cidadão que atende até os 14 anos. Temos que ocupar o tempo dos jovens com atividades produtivas, assim o fantasma das drogas vai ficando mais distante”, conclui Gaspar.

A secretaria de Educação, Rita Trasferetti, deu as boas-vindas e agradeceu a presença de todos. “Sempre é um desejo da nossa parte essa proximidade, nós todos aqui somos da educação pública do município. Vamos fazer também um encontro entre os coordenadores, pensando mais na parte pedagógica, para fazer uma transição do quinto para o sexto ano mais tranquila, mais estudada. Hoje o assunto é traçar estratégias para ajudar o trabalho dos diretores com um assunto muito sério, que são as drogas. O trabalho em conjunto é essencial para conseguirmos proteger nossos alunos desse mal do século”, comenta Rita.

O Secretário de Segurança Pública, Alexandre Guedes, juntamente com o secretário-adjunto, Sandro Bezerra de Lima, e a comandante da Guarda Civil, Marilsa Souza, participaram do encontro para escutar as demandas e traçar estratégias voltadas para coibir o tráfico no entorno das escolas. “Queremos saber se o trabalho que estamos realizando, baseado nas demandas das reuniões anteriores, está ajudando a gestão das escolas e assim compreender onde mais podemos atuar. O problema das drogas é muito grave e nossa meta é dificultar ao máximo a ação dos traficantes”, encerra Guedes.

Foi relatado que a intensificação da Ronda Escolar nos horários das entradas e saídas das escolas ajudou a inibir ações indesejadas, mas ainda precisa melhorar. O capitão Bueno sugeriu criar um grupo de whatszapp entre ele e os diretores para construir um relacionamento mais próximo e assim conseguir distinguir os chamados mais importantes. “Pretendo visitar as escolas para conhecer a realidade de cada uma. Fazemos o melhor que podemos dentro da condição que o Estado nos dá para trabalhar. Essa proximidade irá permitir agir de uma maneira mais eficaz”, conta o capitão.

A coordenadora da Comissão Municipal de Erradicação do trabalho Infantil, ligada a secretaria da Família e Bem Estar Social, Angela Castilho, falou que a secretaria possui uma equipe multidisciplinar para ajudar nas demandas que os diretores precisarem. “Possuímos uma equipe técnica especializada em atendimento a violação de direitos e violação doméstica que podem promover capacitações com professores, pais e até atendimentos com alunos. Hoje atuamos junto a duas escolas e quem precisar de nosso apoio, pode contar conosco”, fala Angela.

Para encerrar o encontro, o secretário de Governo, Renato Stochi, falou das ações que o Programa Viver realiza junto as escolas. “Através de uma parceria com o Proerd, atuamos na conscientização dos jovens para prevenção das drogas. Também estamos reformulando a peça de teatro, usando uma linguagem juvenil, para reforçar a mensagem do perigo que são as drogas. Logo reabriremos a agenda e a peça teatral poderá ser encenada nas escolas. Sabemos que a droga é um problema muito grave e difícil de trabalhar a prevenção, mas unindo nossas forças, como o prefeito Gaspar falou, conseguiremos atingir melhor nosso objetivo, que é afastar ao máximo os jovens desse mal”.

• Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi