Funssol leva cerca 800 idosos dos grupos a Barragem do Mirim e Clube da ASPMI

No último dia do evento superintendente do Saae recepciona os idosos
20/08/2018 15:21h

Foto: Deuzeni Ceppolini PMI
Funssol leva cerca 800 idosos dos grupos a Barragem do Mirim e Clube da ASPMI

A Prefeitura de Indaiatuba por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funssol) encerrou na tarde do dia 15, as atividades do mês agosto em homenagem aos pais da 3ª idade de Indaiatuba. Durante sete dias, a equipe do Projeto Vida Feliz do Funssol acompanhou cerca de 800 idosos em uma visita para conhecer as instalações do Parque da Barragem do Rio Capivari Mirim no projeto “Conhecendo a Cidade na Melhor Idade” com o apoio do Saae, e um almoço em homenagem ao Dia dos Pais, na sede do Clube de Campo da ASPMI (Associação dos Servidores Públicos Municipais de Indaiatuba).

A visita à barragem faz parte do projeto do Funssol “Conhecendo a Cidade na Melhor Idade”, que há cinco anos leva idosos em diversos pontos turísticos ou não, para que todos possam conhecer melhor a cidade de Indaiatuba. Em anos anteriores foram feitas visitas ao Saae (Estação de Tratamento de Água, obras da barragem, obras do Residencial Campo Bonito, novo Distrito Industrial, Parque Ecológico), Museu da Água, Casarão Pau Preto e Cidade de Salto.

No último dia da visita, o superintendente do Saae, Sandro Lopes Coral recepcionou a presidente do Funssol, Enides Nogueira Lopes Cruz, a coordenadora do Projeto Vida Feliz Maria das Graças Araújo Mássimo e os professores Victor Tegério e Graziela Baz, e cerca de 100 integrantes dos dois últimos grupos, o Aparecida Galvão do Vale do Sol e o Irmãos Solidários, que se reúnem no clube XII de Junho do Jardim Morada do Sol.

O Superintendente do Saee, Sandro Lopes Coral deu boas vindas a todos e relatou como foi a construção da barragem e o planejamento da Prefeitura e todas as tratativas com relação às áreas, licenças ambientais, liberações de verbas, entre outros detalhes.

Explicou também a importância da obra da barragem e sua capacidade de reserva que é de um bilhão de 300 milhões de litros água, “A chuva moderada que caiu no final de julho e nos primeiros dias de agosto estabilizou o nível da água da represa. Mas é preciso sempre alertar que as pessoas precisam usar a água com consciência”.

Sandro também informou aos idosos que o Saae, tem um projeto que se chama Educa Água em parceria com a Secretaria de Educação e isso já causou uma grande redução do consumo nas Escolas Municipais. “Criar a consciência nas crianças que acabam reproduzindo o bom comportamento em suas casas”.

O superintendente explicou como o Saae faz a distribuição da água nas zonas norte e sul e os grandes reservatórios. As principais bacias como o Rio Piraí e Barrinha, que abastecem a zona sul (compreende os bairros depois da linha do trem e a grande Morada Sol). Também explicou que o município está com quase 100% do esgoto tratado e será a única cidade da região que devolverá água tratada ao rio Jundiaí.

A presidente do Funssol, Enides Nogueira agradeceu o acolhimento e dedicação de toda a equipe do Saae, durante os sete dias de visitas. Agradeceu a recepção e o lanche servido para todos os idosos. “Recebemos todas as informações sobre a represa e também conhecemos as instalações do Parque. O Saae está de parabéns pela grandiosidade da obra e o cuidado com o nosso bem mais precioso, que é a água”.

Após o tour pela Represa do Mirim e a subida na área do Mirante, que permite uma visão panorâmica da região, os idosos foram para o Clube de Campo da ASPMI, onde almoçaram, participaram de atividades recreativas e os pais receberam uma lembrança pelo Dia dos Pais.

No dia 9 de agosto, o prefeito Nilson Gaspar também esteve na Barragem do Mirim para recepcionar os idosos dos Cras: Jardim Oliveira Camargo, São Conrado, Parque Corola, Jardim Brasil e Campo Bonito.

O próximo evento coletivo do Funssol será a Gincana Cultural, dia 31 de agosto, às 14h, no Ciaei.

• Redator(es): Deuzeni Ceppolini