A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Indaiatuba recebe encerramento do ‘Projeto Ambientação’ realizado pela Fundação Toyota do Brasil

Cinco Prefeituras da RMC apresentaram os projetos realizados para a economia de água
21/08/2018 14:59h


Foto: Giuliano Miranda RIC/PMI
Indaiatuba recebe encerramento do ‘Projeto Ambientação’ realizado pela Fundação Toyota do Brasil

A Escola Ambiental Bosque do Saber recebeu na sexta-feira (17) o encerramento da 1º edição do Projeto Ambientação na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Indaiatuba foi a cidade escolhida para sediar o encontro, pois foi no município que a ação começou há 10 anos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O prefeito Nilson Gaspar (MDB), a secretária de Educação, Rita Trasferetti, e o secretário de Urbanismo e do Meio Ambiente, Leandro Dias de Souza, participaram do evento.

A Toyota promoveu uma capacitação para funcionários públicos, por meio de uma metodologia exclusiva da multinacional japonesa, para identificar problemas no consumo de água nas unidades em que trabalham e para poderem propor soluções sustentáveis. Treze municípios da RMC desenvolveram 18 projetos e cinco cidades foram escolhidas, entre elas, Indaiatuba, para apresentar seus trabalhos.

O projeto de Indaiatuba envolveu as secretarias de Educação e Urbanismo e do Meio Ambiente. O trabalho foi realizado na Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber. “Nosso TBT foi realizado no espaço ambiental do Bosque. Com os estudos e análises que fizemos, percebemos que nosso ponto crítico de gasto de água era na horta. Após a observação do ponto crítico, buscamos as soluções sustentáveis para nosso problema, como por exemplo a instalação de gatilho com temporizador para irrigação de gotejamento dos canteiros e treinamento e conscientização dos funcionários. Colocando em prática as ações para o uso consciente da água, conseguimos uma redução de 73%. Não paramos por ai, agora vamos realizar estudos para a construção de uma cisterna e para o uso da água da lagoa”, conclui Márcia Aparecida Favaro.

Projeto Ambientação

O projeto Ambientação, desenvolvido pela Fundação Toyota do Brasil, tem como principal objetivo a preservação do meio ambiente por meio da educação. Assim, desenvolve uma série de práticas sustentáveis realizadas por meio do Toyota Business Practices (TBP), uma metodologia de gestão de problemas da montadora. “É extremamente gratificante participar de mais uma ação do projeto Ambientação, de poder ver o desenvolvimento profissional e crescimento pessoal de cada participante. Essa metodologia é uma verdadeira ferramenta multidisciplinar”, garante Elaine Marques, coordenadora do projeto Ambientação.

A boa gestão dos recursos naturais permitiu uma economia de 698 milhões de litros de água nos últimos oito anos nas cidades do interior de São Paulo. O dado faz parte de um estudo elaborado por meio de uma parceria entre a Fundação Toyota do Brasil e a Fundação Espaço ECO®, que com base na metodologia de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), avaliou 29 trabalhos entre 2010 e 2018 do projeto Ambientação, desenvolvidos pelo braço social da montadora japonesa.

Sobre a Fundação Toyota do Brasil



Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil atua na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua instituição, a Fundação Toyota do Brasil unificou e ampliou todos os projetos de responsabilidade social em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora Toyota do Brasil.



Nacionalmente, a Fundação Toyota do Brasil patrocina desde 2009 o Projeto Toyota APA Costa dos Corais, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do governo federal. O projeto prioriza a conservação dos recifes de corais e ecossistemas associados ao peixe-boi marinho em uma área de 413 mil hectares nos estados de Alagoas e Pernambuco.



No Pantanal sul-mato-grossense, o apoio de quase três décadas ao Projeto Arara Azul nas atividades de proteção e monitoramento da espécie retirou, em 2014, a ave da Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção. Na década de 90, especialistas contabilizavam cerca de 1.500 aves e hoje, com o apoio da Toyota, estima-se uma população de 5000 aves naquela região. No estado de São Paulo, a entidade promove o projeto Águas da Mantiqueira, iniciativa de pesquisa em conservação da biodiversidade, que visa o planejamento territorial e o desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável do município paulista de Santo Antônio do Pinhal, na Serra da Mantiqueira - cordilheira que é a maior província de água mineral do mundo.



Localmente, a entidade agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a empresa possui unidades, como Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Porto Feliz (SP), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). As iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.



Para mais informações, visite o site da Fundação Toyota do Brasil na internet www.fundacaotoyotadobrasil.org.br.



Sobre a Fundação Espaço ECO®

Criada e mantida pela BASF desde 2005, a Fundação Espaço Eco® atua como consultoria para sustentabilidade, desenvolvendo projetos customizados para organizações medirem e compreenderem impactos ambientais, sociais, e econômicos de seus produtos e processos com base no pensamento de Ciclo de Vida. Nossa equipe oferece conhecimento para cocriar soluções a uma sociedade em constante evolução, visando apoiar os gestores em suas decisões estratégicas e conscientizar os cidadãos em suas escolhas. Assim, facilitamos os negócios, otimizando a utilização dos recursos, reduzindo custos, diferenciando produtos, agregando valor à marca e conquistando reconhecimento no mercado. Também desenvolvemos e implementamos projetos de valorização de diversidade, alinhados com as estratégias corporativas de forma a fomentar a inovação e a gestão de talentos. Ainda oferecemos soluções para apoiar certificações e protocolos de sustentabilidade, projetos de conservação ambiental e na concepção e mensuração de impacto de projetos socioambientais. Somos qualificados como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e reinvestimos em recursos que obtemos no financiamento de novos estudos, pesquisas e ações que beneficiam toda a sociedade. Conheça mais em: www.espacoeco.org.br, no Facebook ou no LinkedIn.

  • Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi
  • Release N.º: 661

Fotos


Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba