Administração promove projeto ‘Liderança’ para mais um grupo de gestores municipais

Capacitações para servidores visa eficiência nos serviços públicos
23/08/2018 15:22h

Foto: Eliando Figueira RIC/PMI

A Administração Municipal dá continuidade aos encontros de capacitação para o grupo gestor das secretarias. Diretores das secretarias da Fazenda e de Planejamento Urbano e Engenharia participaram na tarde desta quinta-feira (23) de mais uma etapa do treinamento do projeto “Liderança”, promovido pelo Departamento de Recursos Humanos. Proposta do prefeito Nilson Gaspar (MDB) é promover a eficiência e efetividade das ações gerenciais no âmbito do serviço público.

Essa capacitação de diretores foi iniciada no mês de março, com os gestores da secretaria de Administração e se estenderá até que todos as secretarias sejam atendidas. Durante o treinamento, que é realizado em quatro encontros, são abordados temas como conceitos de liderança e ferramentas, importância da liderança, motivação e o papel do gestor como líder.

Desde 2017 a Prefeitura vem promovendo uma série de capacitações voltadas ao treinamento dos servidores públicos municipais de todas as áreas, sempre com o objetivo de melhorar os serviços e, consequentemente, o atendimento oferecido à população. “Dou muito importância à capacitação dos funcionários, porque acredito que é uma forma de valorização de nossos profissionais, desenvolvendo o conhecimento e a habilidade de cada um, e também é uma forma de garantir a eficiência do serviço público nas mais diversas áreas. Profissionais capacitados resultam em melhorias no atendimento ao contribuinte”, justifica o prefeito.

O secretário de Administração, Orlando Schneider Vianna, reforça que o serviço público, assim como nas grandes empresas, também deve ser aprimorado sempre.

No primeiro semestre, a equipe de Treinamento do Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura também promoveu uma capacitação de Segurança do Trabalho direcionada a coordenadores da Secretaria Municipal de Saúde. O treinamento foi realizado nos meses de março e abril, e foram abordados temas como o uso e conservação de equipamentos de proteção individual, de acordo com a atividade realizada; exemplos de atividades de risco relacionadas aos cargos dos servidores e proibições de adornos, dependendo da atividade exercida pelo profissional de saúde, entre outros.

Segurança do Trabalho também foi tema de uma capacitação realizada em fevereiro para profissionais da Secretaria Municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente. O conteúdo direcionado ao grupo incluiu orientações sobre itens básicos de segurança, como o uso de capacetes e óculos de segurança, protetores de ouvido, luvas de proteção, vestimenta contra umidade, protetor solar e máscara e vestimenta completa de solda.

Ainda este ano, as secretarias de Administração e Governo se uniram para promover em conjunto uma capacitação específica sobre atendimento ao público, que já foi apresentada para servidores do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e da Secretaria Municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente, que atuam nas estações da Ecobike.

No ano passado mais de 1.400 servidores municipais passaram pelo curso de Excelência no Atendimento e Motivação.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno