A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

CMDI promove 3º Setembro Dourado para comemorar e conscientizar sobre direitos dos idosos

Evento conta com extensa programação para população de Indaiatuba
23/08/2018 16:40h


Foto: Deuzeni Ceppolini PMI
CMDI promove 3º Setembro Dourado para comemorar e conscientizar sobre direitos dos idosos

O Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos de Indaiatuba (CMDI) órgão ligado a Secretaria da Família e do Bem Estar Social promove no mês de setembro, o 3º Setembro Dourado, um mês de comemoração e conscientização aos direitos dos idosos. O Setembro Dourado terá programação especial para celebrar o mês que antecede o dia nacional do idoso. A abertura será dia 5 de setembro, às 13h30, na Câmara Municipal com palestra “Velhice: Mitos e Verdades”

O presidente do CMDI, o advogado Ricardo Bueno Reis explicou que a programação do 3º Setembro Dourado terá palestra, apresentações culturais em instituições para idosos, evento em parceria com o Comdefi (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência), e a Festa do Idoso no SESI.

O presidente do CMDI, o advogado Ricardo Bueno Reis explicou que o dia 1º de outubro foi declarado como dia mundial da pessoa idosa e que o Brasil, precisa se preparar, pois daqui há 30 anos o cenário será outro e precisamos nos preparar. “Quem nasceu em 2016, passa a ter uma expectativa de 75 anos. O aumento da longevidade traz preocupações e precisamos chamar a sociedade para esta realidade”.

Ricardo informou que como todos os anos, os nossos eventos são preparados para informar a sociedade e atrair todas as faixas etárias. “Nossa sociedade tem um longo caminho a percorrer quando pensamos na conscientização do processo de envelhecimento. Nosso objetivo é sempre é interação entre diferentes gerações, para buscar uma melhor qualidade de vida e dignidade na chamada 3ª idade”.

Ricardo informou que os eventos são abertos a população e todos são bem-vindos a participar, afinal compete a nossa sociedade garantir os direitos dos idosos e isso só será possível com muita educação e discussão envolvendo todas as gerações. “Por isso convidamos famílias, estudantes, profissionais da área de saúde e todos que se interessarem pelo tema. O Brasil precisa se preparar para o envelhecimento e de informações para enfrentar o futuro”.

A palestra de abertura o 3º Setembro Dourado “Mitos e Verdades” aborda o tema Envelhecimento. O envelhecimento da população é uma realidade cada vez mais presente no nosso cotidiano. A sociedade precisa estar preparada para conviver com várias gerações ao mesmo tempo. Esta palestra tem como objetivo ampliar o olhar sobre o processo de envelhecimento, com uma visão bastante moderna e contemporânea e será ministra por Willians Fiori, Gerente de Relações Institucionais ONTEX Group e Especialista em Gerontologia. O CMDI fornecerá Certificado de Participação



Programação do Setembro Dourado



Dia 05/09/18



Local: Câmara Municipal de Indaiatuba, Rua: Humaitá, 1167, Centro

13h30 - Credenciamento

14h - Abertura

14h15 - Apresentação Especial com 11 integrantes do Grupo de 3ª idade Grupo Nova Vida que farão a encenação “Fragmentos do Filme “E o Vento Levou”.

14h30- Palestra: “Velhice: Mitos e Verdades” com Willians Fiori (Especialista em Gerontologia)

15h15 - Debate com Público

15h45 - Apresentação Especial com Grupo de 3ª idade Grupo Nova Vida

16h – Encerramento



15/09/18 - Ação Cultural - Grupo de Violão/Coral da Secretaria de Cultura

Farão apresentação para os idosos no Lar de Velhos e Cegos Emannuel e CECAL



Dia 22/09/18- A partir das 9h

Ação cultural e recreativa na Praça em parceria com o Comdefi

Praça Prudente de Moraes – Centro (Praça dos Bancos)



Dia 29/09/18 - 26ª Festa do Idoso, das 13h às 17h

Local: SESI/Indaiatuba

  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini
  • Release N.º: 672

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba