A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Abertura do 3º Setembro Dourado contou com a presença de 130 pessoas

Palestra sobre Envelhecimento reuniu profissionais, idosos e estudantes
11/09/2018 15:51h


Foto: Giuliano Miranda RIC/PMI
Abertura do 3º Setembro Dourado contou com a presença de 130 pessoas

O Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos de Indaiatuba (CMDI) órgão ligado a Secretaria da Família e do Bem Estar Social realizou no dia 5 de setembro, na Câmara Municipal, a palestra “Mitos e Verdades” com o Especialista em Gerontologia Willians Fiori e fez parte da abertura do 3º Setembro Dourado, um mês de comemoração e conscientização aos direitos dos idosos. O evento reuniu cerca de 130 pessoas entre convidados, profissionais, estudantes e idosos.

O presidente do CMDI, Ricardo Bueno Reis agradeceu as presenças do secretário da Família e do Bem Estar Social, Luís Henrique Furlan, que representou o prefeito Nilson Gaspar, a presidente do Funssol, Enides Nogueira Lopes Cruz e também do público. Destacou que o CMDI preparou vários eventos para comemorar o 3º Setembro Dourado, mês que antecede o dia nacional do idoso “Os nossos eventos são preparados para informar a sociedade e atrair todas as faixas etárias. Queremos debater e alertar nossa sociedade sobre o assunto envelhecimento”.

Ricardo Bueno Reis destacou que na programação do 3ª Setembro Dourado estão previstas apresentações culturais em instituições para idosos com Lar de Velhos e no Cecal (evento somente para os moradores das instituições) evento em parceria com o Comdefi (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência), apresentação do musical “Fantasma do Cine Rex” e a Festa do Idoso no SESI.

Após a abertura, o grupo de 3ª idade Nova Vida realizou a encenação do filme “E o Vento Levou”. Lançado no Brasil em 1º de janeiro de 1940. É o filme mais famoso da história do cinema. Narra a vida de Scarlett O’hara que é uma jovem mimada que consegue tudo o que quer. Com adaptação, criação e direção de Elizabeth Fiore, os integrantes Fausta, Evandra, Bene, Iracema, Elza, Edity, Márcia, Arnaldo, Sandra, Zélia e Antônio do Grupo Nova Vida, fizeram uma linda apresentação da cena do filme E o Vento Levou. Esta cena do filme foi apresentada durante a 6ª gincana Cultural realizada no dia 31 de agosto no CIAEI.

Após a apresentação cultural, o palestrante Willians Fiori que é Gerente de Relações Institucionais da ONTEX Group e Especialista em Gerontologia na palestra “Mitos e Verdades” abordou o tema Envelhecimento de uma maneira leve, porém esclarecedora. O palestrante destacou que o envelhecimento da população brasileira é um fato.

Willians Informou que em 2017, o Brasil tinha mais 40 milhões de pessoas acima de 50 anos, 22% da população. “Em 2020 serão mais 53 milhões (25%), 2030 serão mais 69 milhões (30%). Em 2060, serão mais de 100 milhões de pessoas acima de 50 anos, equivalente a 47% da população. É uma realidade cada vez mais presente no nosso cotidiano”.

Willians destacou que quem decidirá as próximas eleições será a população mais velha. Enfatizou que o Brasil não é mais o país de jovens. Perguntou aos presentes o número de filhos que as avós tiveram e as mães. “O número de filhos está diminuindo e nossa população envelhecendo. A sociedade precisa se preparar para conviver com várias gerações ao mesmo tempo”.

No final, houve perguntas sobre o tema envelhecimento para o palestrante.

O CMDI forneceu Certificado de Participação



Programação do Setembro Dourado



* 15/09/18 - Ação Cultural - Grupo de Violão/Coral da Secretaria de Cultura–Evento fechado. Apresentação para os idosos no Lar de Velhos e Cegos Emannuel e CECAL



* Dia 22/09/18 - A partir das 9h - Ação cultural e recreativa na Praça em parceria com o Comdefi

Praça Prudente de Moraes – Centro (Praça dos Bancos).



* Dia 21 e 22 de julho, Clube Nove de Julho, às 21 horas

Musical “O Fantasma do Cine Rex” será apresentado pelo Coral do 9 e Corporação Musical Villa-Lobos, com regência do Maestro Samuel Nascimento de Lima, atores Ricardo Bizetto – Arquimedes Prandini, Zécarlos Crepaldi – O Boneco Juquinha e Walter Moura - O Vigia, com autoria de Marcelo Antunes Martins. O evento tem entrada franca.

Sinopse:

Artista indaiatubano e com ele toda uma geração de Artistas, que na década de 40 lotava o Cine-Rex com suas 1100 poltronas. Indaiatuba é uma cidade com uma história muito bonita e uma população predominantemente nova, conhecer um pouco dessa história de maneira divertida, é o motivo principal do encontro de artistas desta geração.

Tudo acontece no decorrer de uma noite, quando o fantasma de Archimedes,

um artista polichinelo, aparece para realizar mais um dos tão esperados Espetáculos do Cine-Rex. “Mas isso aqui é um estacionamento”, alerta o Vigia noturno, que leva pouco tempo para envolver-se com as peripécias de Archimedes o Ventríloquo e seu boneco Juquinha.

Além de Archimedes, Juquinha e o Vigia Noturno, o Espetáculo conta com mais de 50 personagens entre os cantores da época, representados pelo Coral do 9 e cada um dos Músicos da Corporação Musical Villa-Lobos, que também é homenageada em “O Fantasma do Cine-Rex”.

Projeto 9 musical, com apoio da Secretaria de Cultura de Indaiatuba



* Dia 29/09/18 - 26ª Festa do Idoso, das 13h às 17h

Local: SESI/Indaiatuba



  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini
  • Release N.º: 740

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba