Prefeitura comemora Dia da Árvore com plantio ao lado do Paço Municipal

Alunos da Apae participaram da ação
21/09/2018 14:12h

Foto: Eliando Figueira RIC/PMI
Prefeitura comemora Dia da Árvore com plantio ao lado do Paço Municipal

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente, promoveu um plantio ao lado do Paço Municipal para comemorar o Dia da Árvore. A ação realizada na manhã desta sexta-feira (21) foi comandada pelo prefeito Nilson Gaspar (MDB) e pelo secretário da pasta, Leandro Dias de Souza. Participaram do plantio um grupo de alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), funcionários do Supermercado Pague Menos, e a presidente do Funssol (Fundo Social de Solidariedade), Enides Nogueira Lopes Cruz. Foram plantadas 37 mudas das espécies manacá, melaleuca e resedá.

Ainda para comemorar a data, o Urbanismo mantém equipes do Projeto Click Árvore nas praças Prudente de Moraes e Dom Pedro II, e também no Supermercado Pague Menos. A proposta é fazer o cadastro das pessoas interessadas em ter uma árvore plantada na calçada de seus imóveis. O serviço fica nas praças até às 16h.

Nesta semana o Click Árvore completou cinco anos. O projeto possui um link disponível no site da Prefeitura – www.indaiatuba.sp.gov.br – por meio do qual a população pode se cadastrar e escolher a espécie de árvore que quer que seja plantada na calçada. A equipe da Secretaria agenda o plantio, que é feito gratuitamente, e ainda orienta sobre os cuidados necessários que o proprietário do imóvel deve ter com a muda.

Entre as árvores de pequeno porte que serão disponibilizadas para o plantio, por meio do projeto Click Árvore, estão a escova de garrafa, espirradeira e a aroeira salsa/chorão; de médio porte serão disponibilizadas a pata de vaca, oiti, ipê branco e quaresmeira; de grande porte são o ipê amarelo e a canafístula.

De janeiro a agosto deste ano, a Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente realizou o plantio de 734 mudas em áreas verdes, e foram doadas 593 mudas do Projeto Click Árvore. Com as doações, neste período saíram 2.243 mudas do Viveiro da Prefeitura, que funciona no Bosque do Saber.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno