Prefeitura apresenta balanço dos diversos canais de comunicação disponibilizados na pandemia

Também foram apresentadas ações realizadas desde o início da quarentena, em março
02/07/2020 10:39h

Foto: Divulgação

Durante a live com o Prefeito Nilson Gaspar na noite de terça-feira (30) nas redes sociais da Prefeitura de Indaiatuba, também foi apresentado um balanço das ações que visaram oferecer maior transparência em comunicação por parte da Administração Municipal desde o início da pandemia do novo coronavírus no Brasil.

De acordo com a secretária de relações institucionais e comunicação, Graziela Milani, nos 106 dias desde que foi anunciada a primeira restrição na cidade por conta da disseminação da doença, em 24 de março, além dos boletins diários com atualizações sobre a doença, foram produzidos e divulgados 70 notas, 50 vídeos, 36 releases e impressos cinco mil cartazes informativos.

O prefeito Nilson Gaspar afirmou que este é um trabalho contínuo. “Neste período fizemos 17 lives, que somaram aproximadamente 17 horas de duração, nas quais apresentamos as ações da administração municipal por conta da pandemia de covid-19 e também respondi questionamentos da imprensa e da população, que naturalmente está mais ansiosa com todas as mudanças que estamos atravessando como consequência da pandemia. Mas nosso objetivo sempre foi fazer tudo com muita transparência, como serviço público deve ser”, esclareceu.

A Prefeitura de Indaiatuba também recebeu 7.300 demandas por meio do WhatsApp da Saúde (19 99779-3856) e 5.735 solicitações através do WhatsApp da Prefeitura (19 99773-4701), ambos disponibilizados para sanar questionamentos relacionados à pandemia, totalizando 13.035 pedidos que foram devidamente apurados e respondidos.

Ações

Também foram apresentadas durante a live, todas as ações desenvolvidas pela Administração Municipal desde o início da pandemia visando conter a contaminação do novo coronavírus, oferecer os atendimentos de saúde e serviços sociais adequados à situação vivida no país, além de também oferecer alternativas para que a economia do município sofra menos impactos. São eles:

- Restrição de aglomeração de espaços públicos;

- Orientação massiva sobre isolamento social e prevenção do Coronavírus;

- Desinfecção dos espaços públicos;

- Boletins diários com informações sobre a evolução da pandemia;

- Aquisição de testes PCR e Sorologia;

- Criação de novos leitos UTI e Enfermaria;

- Abertura da parte nova do Haoc;

- Aquisição de EPIs para a rede de Saúde;

- Entrega domiciliar de medicamentos pela Farmácia Unificada, para pacientes com mais de 60 anos;

- Ações de prevenção e conscientização da população em todos os bairros de Indaiatuba, com aferição de temperatura, entrega de máscaras e cartazes de orientação aos comércios;

- Ação do consultório móvel com equipe médica avaliando pacientes nos bairros;

- Aquisição de tratamento precoce (medicação);

- Utilização de Cabine de isolamento no Hospital Dia para coleta de exame RT-PCR;

- Lançamento da Telemedicina - Minha Saúde Covid e Minha Saúde Especialidade;

- Atendimento pelo WhatsApp da Saúde;

- Entrega de Kit de Alimentação para todos os alunos da Rede Municipal;

- Distribuição de Cesta Básica para famílias afetadas economicamente pela Pandemia;

- Ação de vacinação nas Unidades de Saúde com esquema Drive Thru para idosos;

- Higienização das Ambulâncias com equipamento Ultravioleta;

- Ações de testagem da população. Foram três ações, uma na Fiec, outra no bairro Jardim Oliveira Camargo e outra no Cecap. Além dos testes feitos na população com sintomas gripais atendia nas Unidades de Saúde. Foram testadas até o dia 29/06, 9.010 pessoas, o que representa 3,58% da população, a maior taxa de testagem da região.

• Redator(es): Darlene Ribeiro