Com reuniões online, Secretaria de Esportes debate reflexos da pandemia e planeja retomada

Em encontros virtuais, gestores e professores buscam estabelecer novos protocolos
03/07/2020 14:52h

Foto: Divulgação RIC/PMI

Desde 11 de março, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou o início da pandemia do Novo Coronavírus, todos os projetos e competições oficiais ligados à Secretaria Municipal de Esportes foram suspensos. Desde então, os professores e coordenadores da pasta passaram a acompanhar os desdobramentos e a discutir os próximos passos para os projetos educacionais, de lazer e para o competitivo. Por meio de reuniões online, os profissionais discutem ações e estabelecem protocolos para uma futura retomada das atividades.

Com o início da pandemia em março, todas as atividades foram suspensas, em um primeiro momento, atendendo ao Decreto Municipal. Na sequência, os coordenadores foram incumbidos pelo secretário municipal de Esportes, Marcos Antônio de Moraes, o Marquinhos, a planejar, desenvolver e acompanhar as reuniões de capacitação online.

Atendendo a diretrizes administrativas, foram oferecidas férias aos professores. Enquanto isso, as equipes administrativa e pedagógica dos departamentos de esportes começaram a se reunir de forma remota para estabelecer estratégias para manutenção dos trabalhos, já que o isolamento social segue como ferramenta importante no combate ao Coronavírus.

Após esse período, tiveram início diversas reuniões gerais, com todos os departamentos esportivos: os projetos educacionais (Esporte Cidadão e Juventude Esportiva), lazer (público adulto e Terceira Idade) e competitivo, com os treinadores que comandam os atletas nas mais diversas modalidades, onde passaram a ser debatidas estratégias para lidar com essa situação.

As reuniões permitiram aos gestores buscar soluções dentro da própria equipe. “Trabalhamos o currículo de nossos colaboradores e conseguimos ver além de suas atribuições. Descobrimos competências e habilidades que eles possuem em outros segmentos, como informática, que nos ajudaram a elaborar até novos projetos, e isso também nos permitiu ampliar os debates”, comenta Marquinhos.

Os coordenadores Rafael de Oliveira e Silva (alto rendimento), Cristina Toledo (Lazer), Guilherme Bergamo (Juventude Esportiva) e Silvia Queriqueli de Agostini (Esporte Cidadão) comentaram a importância da iniciativa. “Nesse período onde as atividades esportivas estão suspensas, usamos o modelo adotado pelas instituições de ensino superior para aproximarmos os professores das ações da Secretaria, trabalharmos no plano de retomada, estabelecermos diretrizes para manter contato com nossos alunos e, principalmente, ficar perto deles e de seus familiares, para saber como está a saúde física e mental de todos”, destacam. “Como a atividade física será uma ferramenta importante para a quantidade de vida pós-pandemia, temos que nos capacitar para o ‘novo normal’”.

Ações

Em um segundo momento, as reuniões online foram divididas por departamento e s coordenadores foram convocados para debater ações como atividades para pessoas do grupo de risco da Covid-19, por exemplo. Já os alunos do Juventude Esportiva responderam a um formulário, via Google Forms, com diversas questões como ‘O que tem feito na quarentena?’, ‘Se as aulas voltassem, você participaria?’. “Queremos enxergar o que esses jovens e seus pais pensam sobre o assunto e chegar o mais próximo daquilo que planejamos para o retorno das atividades”, afirma Guilherme.

Os alunos do Lazer Esportivo seguem se exercitando em casa. “Por meio da plataforma Zoom, os professores passam exercícios funcionais, zumba, ginástica, entre outros”, conta Cristiane. “Temos aulas com mais de 60 participantes, mas destacamos sempre que o principal objetivo é o acolhimento. Alguns participantes, inclusive, conferem a transmissão sentados e dizem querer apenas ver os amigos”, brinca. “Isso também é importante”.

A Secretaria de Esportes promoveu recentemente uma reunião geral com a professora Paula Teixeira Fernandes, psicóloga do Esporte da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que falou sobre ansiedade, depressão e a relação com o exercício físico. Após a apresentação, os professores puderam tirar suas dúvidas e participar de um bate-papo. “Foi muito legal e notamos que temos que nos tornar profissionais completos, que além de entender sua atribuição, precisam saber mais sobre segurança no trabalho e saúde”, afirma Guilherme.

Enquanto isso, além de se preparar para a retomada, a equipe da Secretaria Municipal de Esportes atua também na manutenção dos núcleos esportivos. “Continuaremos nos reunindo, acompanhando os fatos e traçando as melhores estratégias”, encerra Marquinhos.

• Redator(es): Fábio Alexandre