Quem Somos

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Indaiatuba foi habilitado no ano de 2004 e atende também os municípios de Santa Bárbara D’Oeste, Monte Mor, Cabreúva e Itupeva. Foi criado a partir da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) ligada ao Ministério da Saúde (Portarias GM/MS 1679/02 e 2728/09). O CEREST conta com uma equipe multiprofissional que atua em suporte técnico, educação permanente, coordenação de projetos de assistência, promoção e vigilância à saúde dos trabalhadores, dentro de sua área de abrangência.

O que o CEREST-Indaiatuba faz?

Pesquisa e Gerenciamento

Pesquisa e gerenciamento

Através das notificações de acidentes e doenças do trabalho o CEREST está permanentemente desenvolvendo estudos e estratégias para prevenção e promoção da Saúde do Trabalhador

Vigilância

São realizadas inspeções nos ambientes de trabalho com intuito de identificar condições que possam afetar a Saúde dos Trabalhadores.

Conforme determinação do Ministério da Saúde a equipe de vigilância do CEREST também realiza investigação dos acidentes de trabalho típicos graves, fatais e ocorridos com menores de dezoito anos, a fim de propor medidas corretivas, evitando-se assim a ocorrência de novos acidentes.

O CEREST promove:

• Ações que visam esclarecer e orientar a população no que se refere à Saúde do Trabalhador.
  • Treinamentos, capacitações e atualizações para profissionais da rede pública e privada para que estes desenvolvam ações em Saúde do Trabalhador.

• Acolhimento ao trabalhador e à família
  • Orientações e encaminhamentos
  • Assinatura do campo médico da CAT (quando há evidência de nexo causal)
  • Oficinas Terapêuticas para pacientes portadores de Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho (DVRT)

Outras Atividades

Práticas Corporais da Medicina Tradicional Chinesa
XIANG GONG e LIANG GONG

Práticas corporais que promovem o bem estar e saúde.