A-
A+

Saúde

 

Combate a Dengue

O que é Dengue?

É uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade variável, causada por um vírus e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti infectado.

Quem é o agente causador?

É um arbovírus do gênero Flavivírus, pertencente à família Flaviviridae, sendo conhecidos quatro sorotipos: 1, 2, 3 e 4.

Vírus da dengue (Ortrud Monika Barth/Departamento de Virologia/IOC/Fiocruz)

Vírus da dengue (Ortrud Monika Barth/Departamento de Virologia/IOC/Fiocruz)

Quem é o agente transmissor?

São culicídeos do gênero Aedes, sendo que Aedes aegypti é o principal vetor de dengue no mundo. Entre outros vetores de menor importância epidemiológica estaria o Aedes albopictus, vetor de manutenção da doença na Ásia, porém ainda não foi registrada transmissão de dengue nas Américas, onde Aedes aegypti não estivesse presente. A fonte de infecção e reservatório vertebrado é o homem.

Aedes aegypti

Ciclo Evolutivo do Mosquito

Ciclo Evolutivo do Mosquito

Duração do ciclo de vida: em condições favoráveis é de aproximadamente 10 dias

A transmissão da Dengue é feita pela fêmea do mosquito Aedes aegypti, depois de picar uma pessoa contaminada. Ela pica porque precisa do sangue para desenvolver seus ovos, que são depositados nas paredes dos recipientes úmidos ou com água parada. Em contato com a água, o ovo (que pode durar até 2 anos em recipiente seco) eclode originando as larvas que, passando pela fase de pupa, transformam-se no mosquito adulto.

Qual é o diagnóstico e o tratamento?

O diagnóstico compreende exames clínicos, exames laboratoriais e investigação epidemiológica. Não existe medicamento específico, o tratamento é apenas sintomático. Não há vacina, portanto, as medidas de controle baseiam-se na adoção de cuidados diários de eliminação de criadouros do mosquito transmissor e na vigilância de casos suspeitos de dengue.

Sintomas

Se você recebeu visitas de pessoas de outra Cidade, Estado, ou viajou e nesse período sentiu esses sintomas, procure uma Unidade de Saúde mais próxima de sua casa e não tome nenhum medicamento sem orientação médica.

O controle da Dengue depende da participação comunitária. Faça uma vistoria em sua casa, procurando locais em que o mosquito possa se reproduzir e siga as orientações abaixo:

  • Vaso de flores, plantas e xaxim: Manter o prato que fica sob o vaso sempre seco e furado, podendo utilizar areia grossa até a borda dos pratos, repondo-a sempre que necessário.
  • Vasos de flores: A água deve ser trocada duas vezes por semana, e o vaso deve ser lavado esfregando-se com uma esponja as paredes para eliminar possíveis ovos que estejam aderidos às mesmas, também lavar as raízes, caules das plantas e flores.
  • Latas: Devem ser furadas antes de ser jogada fora, para que não acumule água e colocadas em lixeiras tampadas.
  • Todos os objetos que acumulam água (copinhos descartáveis, tampas de garrafas, casca de coco, etc) devem ser esvaziados e colocados em lixeiras tampadas.
  • Garrafas vazias: Guardá-las de cabeça para baixo em local coberto.
  • Bebedouros de animais e aves: Trocar a água todos os dias e lava-los com esponja.
  • Pneus velhos: Não jogar em terrenos baldios e em vias públicas, levá-los a uma borracharia mais próxima de sua residência ou guardá-los em local coberto.
  • Poços, tambores e outros depósitos de água: Devem estar sempre tampados.
  • Caixas d’água e cisternas de prédios: Devem ser limpas duas vezes ao ano e mantidas cobertas.
  • Calhas e Piscinas: Fazer a limpeza periodicamente.
  • Lixo Caseiro: Deve ser ensacado e colocado para coleta, em dias e horários previstos.
  • Recipientes naturais: (oco de árvores e bambus) os buracos devem ser tampados com cimento.
  • Brinquedos de crianças: Não os deixe no quintal. Ao final do dia, guarde-os em local coberto.
  • Bandeja de Geladeira: Encontra-se na parte de trás da geladeira acima do motor, secar uma vez por semana.
  • Gargalo de garrafas em muro: (cacos de vidros) quebrá-los ou encher de cimento para não acumular água.
  • Bromélias: Deve ser retirada toda a água de suas folhas e regar sua base na terra, se a planta for muito grande, utilizando uma magueira jogar um jato de água bem forte renovando a água contida entre as folhas duas vezes por semana.
Vasos de plantas Prato de plantas Garrafas vazias Pneu Tambor Caixa d´água Bromelia

DÊ ATENÇÃO AOS AGENTES COMUNITÁRIOS E CONTROLE DE SAÚDE, POIS ELES ORIENTAM SOBRE AS AÇÕES DE PREVENÇÃO E CONTROLE DA DENGUE, ESCLARECENDO DÚVIDAS.

TELEFONES: (19) 3816-6666 / 3816-6576 / 0800 770 770 2 (ligação gratuita)

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba